DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de julho de 2025

Hortênsias News

Grupo da Governança de Inovação de Canela realiza visitas técnicas ao hubs de inovação em Caxias do Sul

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Na sexta-feira (18.11), integrantes do grupo PROVOCA – a Governança de Inovação de Canela, conduzidos pela consultora do SebraeRS Luana Belarmino, realizaram visita técnica junto ao hubs de inovação em Caxias do Sul.

A primeira visita aconteceu na Conexo, hub de inovação ligado às Empresas Randon. A Conexo funciona como um hub de conexões, por meio físico e digital, entre as Empresas Randon e diversos players (investidores) como empreendedores, outras grandes empresas, startups, universidades, instituições deste ecossistema e a comunidade.

O hub está instalado em um moderno prédio projetado com áreas para cocriação, interação e produção de conteúdo. No ambiente digital, a empresa disponibiliza uma aplicação que permite a interconexão entre os variados interessados, permitindo a cooperação e o desenvolvimento de novas ideias, em um ambiente de coexistência.

Seu objetivo é criar conexões para gerar conhecimento, fortalecer networking, resolver problemas reais, valorizar ideias, capacitar as pessoas e gerar novas possibilidades de negócios.

No Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o grupo foi recebido pelo diretor César Panisson que explicou a forma de atuação do espaço, onde promovem a conexão entre empresas, poder público, universidade e sociedade. O objetivo é fomentar a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação.

Aproveitaram a ocasião para conhecer a estrutura física do local, onde já possuem empresas consolidadas e startups em fase de desenvolvimento.

Na TecnoUCS também estiveram visitando as empresas Marcopolo Next e Marco Zero. A Marcopolo Next está voltada para o futuro da mobilidade e segue o conceito de company builder, ou seja, uma divisão essencialmente voltada para novos negócios.

A divisão desenvolve serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. Por meio da Marcopolo Next, a companhia expande a sua atuação com projetos envolvendo novas tecnologias, novos sistemas de mobilidade e novos modais, como elétrico e metroferroviário, além dos ônibus. Já a Marco Zero nasceu para fortalecer a estrutura de corporate venture capital (CVC) da fabricante de ônibus. É parte estratégica da Marcopolo para atrair e adotar inovações, além de fomentar a inovação aberta, se integrar a startups, aceleradoras, hubs, investidores e grupos estratégicos, além de se aproximar de novos mercados.

Também dentro do parque tecnológico, o grupo soube mais sobre o Instituto Hélice, que aproximou empresas tradicionais da região com startups, visando à solução de problemas reais e a geração de inovações, colocando a Serra gaúcha no mapa dos ecossistemas inovadores do país. Surgida como um movimento criado pelas Empresas Randon, Marcopolo, Móveis Florense e Soprano, a iniciativa ganhou personalidade jurídica e incorporou mais organizações, que executam processos de inovação aberta, desenvolvendo redes de confiança e realizando ações para fortalecer o ecossistema.

Finalizando as atividades, o grupo esteve na sede do Sebrae Caxias do Sul conhecendo o espaço e conversando com o Coordenador Regional da Serra Gaúcha Gustavo Rech, que explicou sobre as áreas de atuação do Sebrae RS, e de que forma a instituição pode contribuir com as micro e pequenas empresas, e também com o poder público. Após, o representante da Governança de Inovação de Caxias de Sul, Cleber Figueredo, apresentou ao grupo de Canela as ações já realizadas e também previstas para o ecossistema de Caxias de Sul.

Participaram da visita técnica, Gabriele Grespan, Leandro Brito e Erick Souza Nascimento, representantes do CIDICA, Eduardo Macedo, diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação; Rita Souza, do Departamento de Comunicação, Nilvio Castanheiro, Gerente do SINDILOJAS; Guilherme Silva, Administrador da Bankbook, primeira startup instalada no CIDICA; Irismar Hendges, Diretora da FortalBeach; Thiago Merib, CEO da Arcade; Tiago Rodrigues e Luciana Catafesta, representantes da UCS Campus Hostênsias.

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE CANELA

O desenvolvimento de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação está sendo fortalecido em Canela com os trabalhos da governança local de inovação, o PROVOCA. A ação faz parte do eixo Inovação do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a prefeitura. Representantes da governança e da sociedade civil se reúnem em oficinas para debater o cenário no município e no país.

Foram nove encontros presenciais mensais liderados por Luana Belarmino, consultora do Sebrae RS.
O ecossistema de inovação é plural e multisetorial, sendo formado por representantes do poder público, da iniciativa privada, da academia, de instituições e organizações sociais.

O objetivo é debater o cenário de inovação para projetar oportunidades de novos negócios na cidade a partir desse mapeamento de setores potencialmente promissores.

Mais informações, entrar em contato com o CIDICA, por meio do Instagram @cidicacanela, telefone (54) 3282-5167, ou e-mail cidicacanela@gmail.com.

Fonte: Ascom PMC
Fotos:

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.