DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de julho de 2025

Hortênsias News

Gramado, por meio da Vigilância Ambiental, inicia instalação das armadilhas ovitrampas para combater a dengue

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

A Administração Municipal de Gramado, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (21) a instalação de 87 ovitrampas (tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito) por todo o território urbano do município.

A nova estratégia de combate à dengue está adotando uma nova estratégia visando o controle da dengue. Somente no início deste ano de 2024, em todo o Estado, já foram registrados mais de 4.400 casos em mais de 460 municípios.

Diante deste cenário a Prefeitura de Gramado adota uma medida inovadora que integra programas dos governos estadual e federal: as ovitrampas – tecnologia para o monitoramento do Aedes aegypti por meio de armadilhas para atrair a fêmea do mosquito.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, explica que o trabalho será realizado nesta semana, na quarta e na quinta-feira (dias 21 e 22), caso as condições climáticas permitam. “Serão três equipes percorrendo todas as regiões da área urbana de Gramado, com servidores devidamente uniformizados e identificados.

Vamos instalar as armadilhas em locais públicos e também em residências com a devida autorização dos moradores”, detalha José Mário, ressaltando que a ação terá apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com a presença do coordenador Marcos Ferreira. “As armadilhas permanecerão instaladas por até cinco dias e posteriormente serão recolhidas para análise e quantificação dos ovos depositados”, afirma José Mário, lembrando que esta será a primeira vez que a técnica de ovitrampas será colocada em prática em Gramado.

Fonte: Ascom PMG
Redação HN
Fotos: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.