4 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Gramado celebra dois anos do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Gramado celebra dois anos do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

 

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) de Gramado está completando dois anos dos primeiros acolhimentos de crianças e adolescentes sob medida de proteção. Uma data marcante para o município, que fortalece o vínculo e a proteção de jovens em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o serviço conta com 10 famílias acolhedoras habilitadas.

Dessas, cinco estão acolhendo crianças e adolescentes, enquanto as outras cinco aguardam o encaminhamento de novos casos pela equipe técnica e pelo Sistema de Justiça. Desde o início, 13 crianças e adolescentes já passaram pelo acolhimento familiar, e seis permanecem no serviço.

“É uma grande conquista da atual administração ter um serviço de Família Acolhedora tão atuante”, destaca o secretário da Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes. “Desde maio, conseguimos que o serviço tivesse uma equipe técnica exclusiva e uma sede própria, o que fortalece nosso trabalho e oferece um suporte ainda maior para as famílias acolhedoras e para as crianças e adolescentes atendidos”, conta. A nova sede do SFA fica na Rua Augusto Bordin, 296, no Bairro Floresta.

 

O que é o Acolhimento em Família Acolhedora?

O acolhimento em família acolhedora é uma medida de proteção provisória e excepcional, que oferece a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem o direito de morar em um ambiente familiar. O objetivo é garantir que eles recebam cuidados e afeto em uma nova casa enquanto sua situação é resolvida, seja para retorno à família de origem ou para a adoção.

 

Como se Tornar uma Família Acolhedora?

A equipe do SFA já está se preparando para o 4º grupo de capacitação, que acontecerá em setembro e já conta com cinco famílias inscritas. No entanto, o serviço ainda tem vagas disponíveis e convida novas famílias a se unirem a essa causa. Se você tem interesse em se tornar uma Família Acolhedora e ajudar a transformar a vida de uma criança ou adolescente, entre em contato com o serviço:

 

WhatsApp: (54) 99979-3845

E-mail: familiaacolhedora@gramado.rs.gov.br

Instagram: @sfa_gramado

 

 

 

Fonte: Larissa Borges Schneider / Ascom PMG
Foto: Divulgação

Foto: Camila Webster, Ana Claudia Piassa e secretário Ilton Gomes, do serviço de Gramado, se reuniram com a Psicóloga Aline Pires Kisse e a pedagoga Sara Cristina Kilpp Fernandes, de São Leopoldo, para trocar experiências sobre o SFA.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.