Estão abertas as inscrições para artistas interessados em participar do Concurso Internacional de Quilts, uma das principais atrações do 28º Festival QuiltBrasil – Festival Internacional de Quilt e Patchwork, que ocorrerá em Gramado, na Serra Gaúcha, de 09 a 12 de abril de 2025.
Podem se inscrever no concurso artistas de todos os níveis, tanto iniciantes quanto experientes, do Brasil e do exterior. As inscrições são válidas para trabalhos individuais ou em grupo, em seis categorias, com liberdade para os participantes escolherem o estilo e formato que preferirem.
As categorias do concurso são: Colcha, Pequenos Quilts, Painel Tradicional, Painel Figurativo, Painel Artístico e Painel Tecido Único. As peças inscritas serão avaliadas por um corpo de jurados compostos por profissionais e especialistas no universo têxtil.
As inscrições ficam abertas até o dia 15 de março, e as obras enviadas devem ser inéditas em concursos da QuiltBrasil. O júri escolherá os três melhores trabalhos de cada categoria, sendo premiados com troféus para o primeiro lugar e prêmios especiais. Todos os premiados receberão roseta e certificado.
O grande destaque do concurso será o prêmio “Melhor da Mostra”, que será oferecido pela Bernina com uma máquina de costura Bernette b38, top de linha.
As inscrições podem ser realizadas através do link: https://quiltbrasil.com.br/concurso-2025.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 9 de abril, às 18h, no ExpoGramado.
O Festival Internacional de Quilt e Patchwork é promovido pela QuiltBrasil Eventos, com o apoio da Prefeitura de Gramado e do Centro Municipal de Cultura de Gramado. O evento, que retorna a Gramado este ano, espera atrair mais de 5 mil participantes.
Considerado o maior e mais completo evento do Brasil sobre o tema, o festival oferece uma programação diversificada, com oficinas, cursos, feiras, mostras e competições, além de fortalecer a economia criativa ao envolver artistas, artesãos, lojistas, fabricantes e toda a cadeia produtiva do setor.
Uma das grandes novidades desta edição será a Rota do Quilt, um percurso entre o Centro de Cultura e a ExpoGramado, que contará com mostras oferecendo um panorama completo da produção e das técnicas de patchwork, quilting e arte têxtil, com cerca de 300 peças em exibição.
Foto: Quilt Brasil/Divulgação
Ascom Quilt Brasil