DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
1 de março de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Festival Gastronômico da Batata marcou retorno dos eventos presenciais em São Chico

Compartilhe este artigo

Evento reuniu restaurantes locais e vendeu mais de 2600 refeições à base de batata com preço único de 25 reais

O Festival Gastronômico da Batata, realizado no último final de semana em São Francisco de Paula, marcou a retomada dos eventos presenciais na cidade após dois anos de pandemia.

O evento aconteceu de 1º a 3 de abril, em estrutura montada ao lado do Campo do Atlético Serrano e chegou a reunir 10 mil pessoas em seus três dias, vendendo mais de 2600 refeições à base de batata, ingrediente que dá nome e alma ao evento, a preço único de 25 reais.

Os sete restaurantes locais que participaram do evento utilizaram aproximadamente mil quilos do tubérculo em pratos que começavam na tradicional batata frita e bolinho de batata, até a batata recheada com charque e redução de ruibarbo, ingrediente também de São Francisco de Paula.

A empresária Ana Paula Melo Dominguez, proprietária da Padaria e Confeitaria Big Pão, que apresentou o tradicional bolinho de batata ralada, já contabiliza seu terceiro Festival, estando ao lado do evento desde sua primeira edição.

“É incrível ter a oportunidade de acompanhar o crescimento e amadurecimento do evento, principalmente em um período pós-pandêmico como o que vivemos. O Festival da Batata nos ensina que é possível transformar as commodities em produto final no próprio município, com o apoio de demais estabelecimentos da cidade. O resultado desta terceira edição foi muito positivo e segue sendo muito gratificante”, destacou.

O prefeito Marcos Aguzzolli acompanhou de perto todos os dias do evento e destacou que São Francisco de Paula é o maior produtor de batata do Estado do Rio Grande do Sul e o quinto do Brasil. Desde o seu primeiro ano à frente do executivo, Aguzzolli liderou a realização deste evento que coloca em evidência este alimento tão importante para a economia local.

A secretária de Turismo, Vanessa Spindler, destacou que o festival foi um sucesso e agradeceu aos oito estabelecimentos da cidade que participaram e acreditaram na realização deste evento. “Realizamos um festival gastronômico e cultural, onde o visitante e a própria comunidade puderam conferir e aprender um pouco mais sobre o prato oferecido”, frisou.

A Padaria e Confeitaria Big Pão, o Garden Recanto da Luz, o Restaurante CTG, o Café São Bernardo, o Gastropub Autêntico, o chef Ederson dos Santos, o Restaurante Faulia/Castelli e a Doce Café, além de agroindústria familiar de São Francisco de Paula, fizeram parte do time parceiro do evento, responsável por produzir receitas à base de batata.

OFICINAS E BATE-PAPOS

Durante os três dias de evento, o palco se dividiu entre oficinas de gastronomia e atrações culturais e musicais. A UCS foi responsável por comandar a parte gastronômica com receitas à base de batata, como escondido de batatas com mix de cogumelos defumados e a pizza de batata na frigideira apresentados pelos professores Kátia Viana de Souza e Rodrigo Mylius e seus alunos.

Os chefs Thomaz Cortinaz Silveira e  Alex Szigeth também subiram ao palco do festival e ensinaram suas receitas com batata. A cozinheira local conhecida como Tia Nega, de 64 anos, também ocupou o palco do evento para ensinar a preparar um prato de batata recheada. A cozinheira com 32 anos de experiência é de São Francisco de Paula.

O biológo Jeferson Müller Timm é especialista em cogumelos e no festival falou e demonstrou um pouco sobre os fungos que tem a classe dos comestíveis e não comestíveis.

O destaque cultural ficou para o show de Herta Klein. Comandando a parte musicial, o Coro Municipal de São Francisco de Paula, Yuri & Banda, Deivid Wlallauer, Flor da Serra e Isac Novascki & Banda.

O Festival Gastronômico da Batata, em sua terceira edição, foi uma realização da Prefeitura de São Francisco de Paula, patrocínio Sicredi e apoio da Abrasel Hortênsias – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RS e UCS. A produção é da RedSom Produtora, coprodução, Gazebo Cultural.

Fonte: PMSFP
Fotos: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com