DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
15 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Festival Gastronômico da Batata marcou retorno dos eventos presenciais em São Chico

Compartilhe este artigo

Evento reuniu restaurantes locais e vendeu mais de 2600 refeições à base de batata com preço único de 25 reais

O Festival Gastronômico da Batata, realizado no último final de semana em São Francisco de Paula, marcou a retomada dos eventos presenciais na cidade após dois anos de pandemia.

O evento aconteceu de 1º a 3 de abril, em estrutura montada ao lado do Campo do Atlético Serrano e chegou a reunir 10 mil pessoas em seus três dias, vendendo mais de 2600 refeições à base de batata, ingrediente que dá nome e alma ao evento, a preço único de 25 reais.

Os sete restaurantes locais que participaram do evento utilizaram aproximadamente mil quilos do tubérculo em pratos que começavam na tradicional batata frita e bolinho de batata, até a batata recheada com charque e redução de ruibarbo, ingrediente também de São Francisco de Paula.

A empresária Ana Paula Melo Dominguez, proprietária da Padaria e Confeitaria Big Pão, que apresentou o tradicional bolinho de batata ralada, já contabiliza seu terceiro Festival, estando ao lado do evento desde sua primeira edição.

“É incrível ter a oportunidade de acompanhar o crescimento e amadurecimento do evento, principalmente em um período pós-pandêmico como o que vivemos. O Festival da Batata nos ensina que é possível transformar as commodities em produto final no próprio município, com o apoio de demais estabelecimentos da cidade. O resultado desta terceira edição foi muito positivo e segue sendo muito gratificante”, destacou.

O prefeito Marcos Aguzzolli acompanhou de perto todos os dias do evento e destacou que São Francisco de Paula é o maior produtor de batata do Estado do Rio Grande do Sul e o quinto do Brasil. Desde o seu primeiro ano à frente do executivo, Aguzzolli liderou a realização deste evento que coloca em evidência este alimento tão importante para a economia local.

A secretária de Turismo, Vanessa Spindler, destacou que o festival foi um sucesso e agradeceu aos oito estabelecimentos da cidade que participaram e acreditaram na realização deste evento. “Realizamos um festival gastronômico e cultural, onde o visitante e a própria comunidade puderam conferir e aprender um pouco mais sobre o prato oferecido”, frisou.

A Padaria e Confeitaria Big Pão, o Garden Recanto da Luz, o Restaurante CTG, o Café São Bernardo, o Gastropub Autêntico, o chef Ederson dos Santos, o Restaurante Faulia/Castelli e a Doce Café, além de agroindústria familiar de São Francisco de Paula, fizeram parte do time parceiro do evento, responsável por produzir receitas à base de batata.

OFICINAS E BATE-PAPOS

Durante os três dias de evento, o palco se dividiu entre oficinas de gastronomia e atrações culturais e musicais. A UCS foi responsável por comandar a parte gastronômica com receitas à base de batata, como escondido de batatas com mix de cogumelos defumados e a pizza de batata na frigideira apresentados pelos professores Kátia Viana de Souza e Rodrigo Mylius e seus alunos.

Os chefs Thomaz Cortinaz Silveira e  Alex Szigeth também subiram ao palco do festival e ensinaram suas receitas com batata. A cozinheira local conhecida como Tia Nega, de 64 anos, também ocupou o palco do evento para ensinar a preparar um prato de batata recheada. A cozinheira com 32 anos de experiência é de São Francisco de Paula.

O biológo Jeferson Müller Timm é especialista em cogumelos e no festival falou e demonstrou um pouco sobre os fungos que tem a classe dos comestíveis e não comestíveis.

O destaque cultural ficou para o show de Herta Klein. Comandando a parte musicial, o Coro Municipal de São Francisco de Paula, Yuri & Banda, Deivid Wlallauer, Flor da Serra e Isac Novascki & Banda.

O Festival Gastronômico da Batata, em sua terceira edição, foi uma realização da Prefeitura de São Francisco de Paula, patrocínio Sicredi e apoio da Abrasel Hortênsias – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RS e UCS. A produção é da RedSom Produtora, coprodução, Gazebo Cultural.

Fonte: PMSFP
Fotos: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.