Os moradores do Rio Grande do Sul vivem um momento trágico por causa das enchentes devastadoras que afetaram o estado. Contudo, o povo gaúcho dá diariamente demonstrações do quanto é trabalhador, guerreiro e participativo. Por isso, diante de tamanha determinação, a Expotchê movimentará a capital do país com a cultura, tradição e pujança dos riograndenses. Serão cerca de 40 municípios representados no evento.
Um dos atrativos desta 31ª edição é a opção do ingresso solidário, que garante meia entrada mediante comprovação de doação a partir de R$ 5 ao Pix oficial da campanha orientada pelo governo do RS.
De 7 a 16 de junho, direto do Pavilhão do Parque da Cidade, a Expotchê espera uma visitação ainda mais expressiva do que em anos anteriores, considerando a solidariedade manifestada pelos brasilienses ao povo gaúcho nestes tempos desafiadores. Segundo Rômulo Mendonça, diretor-geral da Rome Eventos, são aguardadas cerca de 150 mil pessoas durante os 10 dias.
“Tem sido impressionante ver a energia que os nossos amigos gaúchos estão empregando na participação do evento. Da nossa parte, estamos focados em colaborar da melhor forma e somar esforços neste período de retomada”, afirma Mendonça.
Os estandes, distribuídos em 17 mil m², reunirão o melhor da produção do estado, englobando segmentos como agroindústria familiar, artesanato, turismo e comércio.
Na ala destinada à agroindústria familiar, que recebe apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Federação das Agroindústrias do RS (Fetag), o público encontrará produtos como vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, doces, erva-mate, orgânicos e artesanato em lã.
Outra tradição do evento são os espaços temáticos:
Espaço Tchê Bier
Um dos locais mais agitados e agradáveis do evento, o Tchê Bier tem como principal atrativo a carreta Bier Station, com tonéis de chope para o público degustar.
Praça do Vinho
Espaço para a degustação de um dos mais celebrados produtos da região Sul do país, a Praça do Vinho este ano será conduzida pelas vinícolas Monte Reale e Don Guerino, trazendo os melhores vinhos e espumantes da serra gaúcha, com uma grande variedade de rótulos. Os produtos estarão disponíveis para consumo em taças ou em garrafas a preços especiais.
Praça do Chocolate
Uma ilha inteira de chocolates de Gramado, com o tradicional fondue de chocolate com morangos. Opções em vários formatos e com diversos recheios para encantar os apreciadores.
Atrações culturais
Para um público diverso, uma programação eclética. Entre as atrações estão bandas e artistas gaúchos como Nenhum de Nós, Elton Saldanha, Overdriver Duo, Chimarruts e Gurias Gaúchas. De Brasília, estarão Bruno Z, acompanhado de músicos da cidade e do RS, e grupos musicais de gaúchos que residem no DF. E isso para ficar apenas na música…
Na parte dos espetáculos estão o Grupo Tholl, de arte circense e o Grupo Ana Terra, de projeção folclórica. Os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) são presença garantida, com performances vibrantes e trajes típicos, que convidam a plateia a viajar no tempo, pelos costumes, folclore e valores dos gaúchos.
“Os artistas temiam reviver a insegurança da pandemia, quando as oportunidades de trabalho escassearam. Para eles, subir ao palco e mostrar sua cultura tem um significado ainda maior neste momento. É uma emoção muito grande que o público, certamente, vai sentir com a gente”, revela Leda Simone, diretora-executiva da Rome Eventos.
Em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã (julho/2024), que começou no Brasil, justamente, pela cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o evento, em uma parceria com a Embaixada da Alemanha, receberá a exposição “Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã”.
Desenvolvida pelo professor Martin N. Dreher, membro do Instituto Histórico de São Leopoldo, e pela escritora Erny Mügge, da editora Oikos, e promovida pelo Instituto Martius-Staden, a mostra traz fotos e registros históricos que abordam mais um importante capítulo na formação identitária do povo riograndense.
Funcionamento:
De 7 a 16 de junho, a feira funcionará de segunda a sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h.
De segunda a sexta, na primeira hora de funcionamento do evento (16h às 17h), a entrada será gratuita. Além disso, portadores de necessidades especiais têm acesso gratuito e facilitado durante todo o período.
Expotchê: Site | Instagram | Facebook
Ao longo de mais de três décadas, a Expotchê se consolidou como um espaço de promoção de lazer e cultura não apenas para a população do Distrito Federal e Entorno, mas para turistas brasileiros e público estrangeiro, principalmente da comunidade diplomática residente na capital do país.
Mais que compras e entretenimento cultural, o evento permite uma aproximação maior com esse povo tão singular que é o gaúcho.
Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Horário: de segunda a sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 11h às 23h.
Redação HN
Metrópoles
Fotos: Divulgação