DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
17 de abril de 2025

Hortênsias News

Escola Ursinho Carinhoso em Nova Petrópolis promove inclusão através de projeto musical

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Crianças da educação infantil construíram uma parede sonora, instrumentos musicais e aprenderam sobre diversos temas através da música

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Ursinho, da Vila Germânia, no segundo trimestre letivo de 2023, e concluído na semana passada com um show para toda as turmas da escola, levou as crianças a aprenderem sobre a inclusão através da música. Chamado de “Loucos por música”, o projeto nasceu da percepção de que os estudantes eram mais estimulados a participarem quando a música era envolvida no processo de aprendizagem.

Como relata a professora de educação infantil, Débora Tatiane Prates, idealizadora do projeto, a turma de 21 alunos com idades entre 5 e 6 anos, apresentava dificuldade de entrosamento no início das aulas, e isso motivou que a direção da escola, a equipe pedagógica e as famílias trabalhassem juntas para encontrar uma maneira de integrá-las, principalmente em função de um dos estudantes da turma ser deficiente e precisar de estímulos diferenciados. “Vimos que as crianças interagiam mais quando tínhamos atividades com música, canto, dança, então resolvemos organizar as aulas para que a música fosse relacionada”, contou Débora.

O projeto “Loucos por música” contou com várias atividades propostas, assim como uma visita à Rádio Imperial, em Nova Petrópolis, no dia 10 de julho, para que os estudantes aprendessem sobre a origem das músicas e como elas iam parar no rádio.  Outra atividade foi a construção de instrumentos com o uso de materiais recicláveis, e uma parede sonora, para ser utilizada por toda a escola para as aulas. As crianças também escreveram um livro musical, cuja última página teve a colaboração das famílias, que enviaram letras de músicas que tinham relação com sua história.

A conclusão do projeto aconteceu no dia 14 de julho, com um show apresentado para toda a Escola Ursinho. As crianças, além de tocarem e cantarem na apresentação, foram responsáveis por criar os convites distribuídos para a comunidade escolar. O show foi pensado a partir de rodas de conversa da cantora Daniela Ritter, do Musical Encanto, de Feliz, com a turma do projeto sobre a história da música, em que foram utilizados vídeos e imagens, e também oportunizada a apresentação do instrumento “ukulele” às crianças.

Para a professora Débora, o principal aprendizado que o projeto “Loucos por música” deixou para a escola, as famílias e as crianças, foi de que com a música é possível aprender sobre qualquer assunto e estimular a inclusão. “O momento mais emocionante foi quando, durante o show, nosso aluno com deficiência percebeu que também estava participando, pois conseguia tocar o instrumento e tirar sons dele. Foi tudo muito significativo! Pensamos que a música é limitada, mas ela nos permite tratar sobre todos os assuntos e preparar as crianças para a vida”, destacou a educadora infantil.

Foto: Francis Limberger/Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.