Comitiva visita a Escola Augusto Guilherme Gaedicke, no Vale Verde, que atende comunidade com modelo-piloto do Sesi-RS
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde, servirá de inspiração para instalar em uma escola de Panambi, o modelo de ensino integral, implementado pelo Sesi-RS em Nova Petrópolis. Uma comitiva do município do noroeste do Rio Grande do Sul visitou a cidade nesta sexta-feira, 23 de junho, para ver de perto como é a rotina na instituição e conversar com a equipe diretiva, professores e alunos.
Durante a manhã desta sexta-feira, o grupo de pouco mais de 20 pessoas, formado por servidores da Secretaria de Educação e Cultura e pela direção da Escola 21 de Abril, de Panambi, participou de um encontro com o prefeito Jorge Darlei Wolf, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e as equipes pedagógicas da secretaria e diretiva da escola nova-petropolitana. Nessa reunião, os visitantes também conheceram uma das turmas que estuda em turno integral e assistiram à apresentação do projeto “Mudanças e permanências”, que faz parte do conteúdo programático.
O prefeito Darlei elencou uma série de conquistas do município no âmbito da educação, como as ampliações das escolas Professora Ignez Cecchini Deppe, entregue na semana passada, e da Jacob Jaeger, que será apresentada à comunidade do Pinhal Alto neste sábado, dia 24. O gestor também destacou o pagamento do piso nacional do magistério aos professores da rede e a aquisição de lousas digitais para todas as escolas municipais – equipamento que é utilizado com as turmas de 9º ano. Por fim, o prefeito reforçou sua dedicação com o tema da educação, área que para ele “é capaz de mudar a vida das pessoas”.
Presente no encontro, a secretária Gislaine agradeceu o interesse da gestão pública de Panambi em conhecer o formato integral de educação que é ofertado na Escola Augusto Guilherme Gaedicke, e disse que até a implantação, mas, principalmente depois, é necessário um trabalho colaborativo, feito a muitas mãos. Ela também lembrou que Nova Petrópolis, além de ser chamada de Jardim da Serra Gaúcha e Berço do Cooperativismo, também é reconhecida como “Cidade Educadora”, um título dado em 2018 pela Delegação para a América Latina da Associação Internacional das Cidades Educadoras, a partir de um relatório que mostrou como o município atua na questão educacional.
O diretor da escola do Vale Verde, Ricardo Lawrenz, reiterou o agradecimento à comitiva e destacou que é o trabalho conjunto da equipe diretiva, com a dedicação de todos os professores e funcionários, que faz o atendimento à comunidade escolar ser diferenciado. A supervisora pedagógica Cristiane Lamb e a vice-diretora Jaqueline Hillebrand complementaram, explicando que o turno integral inicia antes mesmo das aulas, por volta das 6h45, quando os primeiros alunos chegam, e só encerra pelas 17h, quando as aulas chegam ao fim.
A equipe diretiva também relatou que durante todo o dia professores e funcionários se dividem para atender às aulas e às oficinas de dança, recreação, patinação e taekwondo que são oferecidas no contraturno escolar dos estudantes que estão em turno integral, bem como para atender às demais turmas que tem aulas em apenas um período do dia, dos demais anos – do 5º ano, ainda no modelo do Sesi-RS, mas com apenas um turno, e do 6º ao 9º ano com aulas em um único turno.
A comitiva de Panambi é acompanhada pelas coordenadoras de Formação de Professores do Instituto Sesi, Hilda Diehl, e da Área de Linguagens, Joice Ramos, e, ao longo desta sexta-feira, permanecerá na cidade para conhecer outras iniciativas e visitar pontos turísticos.
A escola que também poderá receber o modelo do Sesi-RS
Em Panambi, a instituição que poderá receber o formato de ensino em turno integral, no modelo do Sesi-RS, no qual Nova Petrópolis é a referência por ser o projeto-piloto para o ensino fundamental, é a Escola Municipal 21 de Abril, localizada na zona rural da cidade, na Linha Rincão Fundo.
A escola possui 94 alunos, divididos da pré-escola ao 9º ano. De acordo com a direção, as turmas são pequenas, e, em muitos casos, turmas de diferentes anos precisam dividir salas e professores atualmente. O objetivo ao ver de perto o formato adotado em Nova Petrópolis foi conhecer uma realidade semelhante à do município do noroeste gaúcho, que possui cerca de 43 mil habitantes.
Projeto “Mudanças e permanências”
Além de ouvirem relatos de como foi a implantação do turno integral na Escola Augusto Guilherme Gaedicke, para as turmas da pré-escola até o 4º ano, a comitiva também pode conhecer os alunos. Uma das turmas do 4º ano apresentou um projeto chamado “Mudanças e permanências”, que trata sobre as alterações nos hábitos da população da cidade, bem como resgata a história e nomes importantes para a educação no município, como o da professora Elsa Hofstätter da Silva.
Os alunos também mostraram à comitiva o livro que ilustraram, de autoria da professora Elsa, que possui apenas uma edição e teve as últimas folhas arrancadas, mas, que, através do projeto, receberá uma nova capa e contracapa, e será finalizado pelos estudantes, com a autorização da família da educadora.
Após a apresentação, foi aberto um momento para trocas entre a comitiva panambiense e os alunos, que puderam fazer perguntas e também responderam questionamentos do grupo visitante.
Foto: Adriana Rabassa
Fonte: Ascom PMNP