Na tarde de terça-feira, 11, os vereadores estiveram reunidos com Nathália Dias, analista de projeto CO2 da empresa Verallia, para conhecer o projeto Vidro Vira Vidro, que visa aumentar a coleta de vidro destinado à reciclagem, além de promover a educação ambiental da sociedade.
O projeto prevê a instalação de mais de 1.500 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em diversas cidades situadas nas regiões Sul e Sudeste, com meta de expansão para o restante do Brasil.
Segundo estatísticas, somente 25% dos vidros consumidos são reciclados no Brasil, o que acaba gerando acúmulos de resíduos nos aterros e custos às prefeituras.
Segundo a analista, “os PEVs serão disponibilizados em locais públicos e privados, como praças, escolas, supermercados e condomínios, proporcionando maior benefício para a sociedade. Possuem uma tecnologia que auxilia na coleta do material: sensores monitoram o volume de vidro depositado auxiliando a empresa coletora a fazer uma rota otimizada e organizada”, conclui Nathália.
O objetivo da empresa é apresentar o projeto ao Executivo, para que a cidade de Gramado faça parte do projeto e tenha pontos de coleta.
A participação do poder público, segundo a empresa, não teria custo algum para o município, o Executivo apenas autorizaria a colocação dos PEVs, e faria a divulgação do projeto para promover a educação ambiental, por meio de site e redes sociais e campanhas nas escolas.
Participaram do encontro os vereadores, Celso Fioreze (PSDB), Joel Reis (PP), Renan Sartori (MDB), Cícero Altreiter (MDB), Rodrigo Paim (MDB) e Neri da Farmácia (PP).
Fonte: Ascom CMG
Foto: Letícia de Lima