“Este espaço não poderia ter outro nome”. A afirmação do artista fotográfico, Adriano Gonçalves, durante o lançamento oficial da Galeria Municipal de Arte Maria Helena Drechsler de Oliveira sintetiza a escolha unânime para homenagear a eterna Lela.
O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 17, e foi marcada por muita emoção, com falas do presidente da Câmara, vereador Renan Sartori (MDB); do filho de Lela, representando a família, Gregório Nardini; da coordenadora do Centro Municipal de Cultura, Débora Irion, representando o Executivo; e de Adriano Gonçalves, representando os artistas da cidade.
O saguão interno do Poder Legislativo foi tomado por 28 obras assinadas por artistas locais. Com curadoria da Secretaria Municipal da Cultura, elas ficarão expostas por 25 dias na sede do Poder Legislativo.
A nomenclatura da galeria, que homenageia Lela, foi instituída a partir do Projeto de Resolução 003/22, da Mesa Diretora da Câmara, composta pelos vereadores Renan Sartori (MDB), Professor Daniel (PT), Celso Fioreze (PSDB) e Cícero Altreiter (MDB), e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares gramadenses na sessão do último dia 8.
Artistas participantes
Aline Leite
Bia Macedo
Cláudio Carlucci
Débora Dhein
Débora Fraga
Diego Neumann
Eni Scur da Rosa
Fernanda Manéa
Geraldo Farina
Gilmar Stahl
Jay Almança
Jonatan Guilherme Dhein
Lisete Heidrich
Lourdes Abreu
Marilei Andreis
Margot Rost
Messi Schneider
Regina Oppitz
Ricardo Veras
Rita Gil
Ronan Ribeiro
Samara Barros
Sonia Schlee
Stella Ausdruck
Tamara Hausmann
Vera Schwingel
Yasmin Canalli
Fonte: Ascom CMG
Fotos: Divulgação