DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
21 de março de 2025

Hortênsias News

Emmelshausen inaugura monumento em homenagem a Nova Petrópolis e ao Bicentenário

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Cidade alemã é coirmã de Nova Petrópolis desde 2019 e acaba de doar 10.000 euros para a recuperação após as chuvas de maio

A cidade alemã de Emmelshausen realizou nesse domingo, 25 de agosto, a inauguração de um monumento em homenagem a Nova Petrópolis e ao Bicentenário da Imigração Alemã. As duas cidades possuem vínculo de irmandade desde 2019 e, para festejar o aniversário de cinco anos da parceria, uma comitiva brasileira está na Alemanha, em viagem organizada pela Rota Romântica.

A inauguração do monumento ocorreu durante o “Weinmarkt”, a Festa do Vinho de Emmelshausen. Durante a manhã do domingo ocorreu uma celebração ecumênica em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã. Logo após o almoço, um cortejo de autoridades das duas cidades, ao som do “Musikverein von Emmelshausen” (conjunto musical da cidade), foi em direção à rótula onde está instalado o monumento.

Entre as autoridades presentes à inauguração, o prefeito de Emmelshausen, Volker Bernd; o prefeito distrital Peter Unkel; o vereador de Emmelshausen Alfred Muders; o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; e a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Haas.

“Nossa irmandade não está só no papel, mas também em nossos corações. Que ela siga firme e forte como esta pedra”, disse o prefeito Jorge Darlei Wolf.

Esculpido em um bloco de arenito de 20 toneladas, o monitoramento teve produção coordenada por Valmor Heckler, proprietário do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, e pelo artista Hermann Wilhelm, de Emmelshausen. A execução ficou a cargo do escultor brasileiro Leonardo Mathias.

O monitoramento fica em uma das rótulas de acesso a Emmelshausen. Dois letreiros identificam o local: o nome de Nova Petrópolis, no lado de quem deixa a cidade; e o nome de Emmelshausen, para quem chega. Tanto a posição dos letreiros, quanto o formato de bota do monumento, representam a jornada dos migrantes alemães rumo ao Brasil a partir de 1824.

Ainda no domingo, a comunidade de Emmelshausen finalizou a doação de recursos financeiros para a recuperação de Nova Petrópolis após as chuvas de maio. Além dos 9.300 euros doados inicialmente, foram entregues mais 700 euros, totalizando 10.000 euros. O valor corresponde a R$ 60.000 e já se encontra depositado em uma conta da Prefeitura de Nova Petrópolis, através de uma operação de câmbio intermediada pelos próprios representantes da comunidade de Emmelshausen.

Foto: Francis Limberger
Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.