DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
14 de junho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Em Nova Petrópolis, Trajes das soberanas do Folclore Alemão são oficialmente apresentados

Compartilhe este artigo

Foto de capa da notícia: Trajes das soberanas do Folclore Alemão são oficialmente apresentados

Os trajes das soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis, período 2022/2023, foram oficialmente apresentados na tarde deste domingo, 5 de junho.

A rainha Mariana Caroline Marcon, a 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth e a 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger foram ao gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf, onde detalharam os modelos escolhidos e a inspiração cultural de cada conjunto.

Além do prefeito Jorge Darlei Wolf, a apresentação foi prestigiada pela primeira-dama Elaine Beatrís Wolf; pela secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; pelo diretor do Departamento de Cultura, Gilnei Mücke, e pelo presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas.

A rainha Mariana Caroline Marcon usa um traje da Boêmia, região europeia representada pelo seu grupo. Bastante colorido, o traje era usado em dias especiais de festa. Adornando sua cabeça, há uma delicada coroa de flores.

A 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth usa um traje do estado alemão da Turíngia, mesmo local de origem da dança apresentada por ela no Baile de Escolha. Este é um traje festivo do vilarejo de Mielesdorf, na cidade de Scheiz.De cor escura, o conjunto conta com detalhes coloridos, como no lenço. O traje também é composto por uma touca em forma de capuz, com bordados.

O traje da 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger é do vilarejo de Villanders, na região do Tirol, que faz fronteira com três países: Áustria, Itália e Alemanha. Essa característica multicultural está alinhada à proposta do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, o qual a princesa representa.

Os trajes históricos ainda estão presentes em muitas cidades do Tirol, sendo utilizados em festividades tradicionais da atualidade. É o caso do traje usado por Thais. O avental é bordado e rebordado com pedrarias. O laço fica amarrado sempre na frente. Tem como adereço, um lindo chapéu com detalhes em gregas.

“As soberanas estão de parabéns pelas excelentes escolhas feitas em seus trajes. A apresentação de hoje nos brindou com muita beleza e riqueza cultural, reforçando ainda mais a grande expectativa pelo grandioso evento que Nova Petrópolis realizará em julho”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 14 a 31 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.

Fonte: Ascom PMNP
Fotos: Francis Jonas Limberger

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.