DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
7 de setembro de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Em Gramado: Comissão de Ética com Professor Daniel, Rodrigo Paim e Renan Sartori Analisará Cassação de Volnei da Saúde (PP)

Compartilhe este artigo

A Câmara de Vereadores de Gramado deliberou, de forma unânime, aceitar a denúncia de representação para a cassação do mandato do vereador Volnei (PP), conforme protocolo número 15/2024. Todos os membros da câmara, incluindo o próprio vereador em questão concordaram com a decisão.

Agora à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, informará ao vereador o acatamento da denúncia e abrirá um prazo de 15 dias para que o acusado se manifeste. A Comissão, por sua vez, designará um relator e conduzirá a apuração dos fatos, realizando diligências e elaborando um relatório prévio.

A comissão de ética pretende ouvir todas as partes envolvidas, inclusive psicólogo e o psiquiatra que a atenderam e o vereador Volnei da Saúde, antes de emitir um pronunciamento. Paim enfatizou o compromisso da comissão em conduzir o processo com total lisura “transparência”, assegurando que cada parecer ou decisão será amplamente divulgado a comunidade e a imprensa. O prazo médio para a conclusão dos trabalhos pela comissão é estimado em cerca de 90 dias.

Nova Comissão de Ética Parlamentar:

Presidente: Vereador Professor Daniel (PT)
Relator: Vereador Rodrigo Paim (MDB)
Membro: Vereador Renan Sartori (MDB)

De acordo com Joel, a saída da Câmara impossibilitará acompanhar integralmente o desenrolar dos processos de investigação conduzidos pela Comissão. A vereadora, suplente da Comissão e líder da Bancada Progressista, Rosi Ecker Schmitt, também formalizou a não participação do PP na composição da Comissão de ética.

O vereador Celso Fioreze, suplente da Comissão pelo PSDB, também protocolou sua decisão de não integrar o grupo.

Em entrevista à nossa equipe, o vereador Rodrigo Paim destacou que o papel da comissão é de apurar se o processo de denúncia prejudica de alguma maneira a imagem da Câmara de Vereadores e investigar a possível quebra ou não do decoro parlamentar pelo vereador Volnei da Saúde (PP). Ele ressaltou que a comissão não tem a função de emitir um veredito de culpabilidade ou inocência, sendo essa competência exclusiva da Justiça.

Paim também informou que, embora os vereadores tenham tido acesso à íntegra do processo, não podem comentar os fatos narrados devido ao mesmo estar em segredo de justiça.

A comissão continuará suas atividades normalmente durante o recesso. Na próxima semana, o vereador Volnei será notificado do recebimento da denúncia, tendo um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa.

Após esgotar todas as fases do rito a comissão levará o seu parecer ao plenário da casa, podendo deferir ou não o processo de cassação do mandato do vereador Volnei da Saúde (PP).

Fonte: Opinião in Foco
Roberto Matos
Foto: Leticia de Lima

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.