DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
26 de abril de 2025

Hortênsias News

Eduardo Leite de candidatura à Presidência da República frustrada à reeleição ao Governo do Rio Grande do Sul

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Saiba quem são os 12 governadores eleitos neste segundo turno

O ex-governador do estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) volta a governar o estado do RS após divergências em sua trajetória política.

Eduardo Leite desistiu do cargo de governador diante da possibilidade de concorrer à Presidência da República, chegando a renunciar ao cargo em tempo hábil, visando a construção da famosa 3° via. Contudo, não chegou a ter a sua candidatura lançada.

Eduardo Leite recebeu mais de 57,0% dos votos válidos, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele concorria ao segundo turno contra o ex-deputado federal Onyx Lorenzoni (PL).
Eduardo Leite conseguiu virar a diferença de votos do 1° turno.

No primeiro turno, Onyx Lorenzoni ficou na primeira posição 37,5% do total e Eduardo Leite com 26,81% dos votos totais.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES EM GRAMADO E CANELA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Bolsonaro teve 74,83% dos votos em Gramado. Foram 19.160 votos. Já Lula teve 25,17% dos votos de Gramado. Foram 6.444 votos.Para o Governo do Estado em Gramado, Onyx Lorenzoni do PL fez 15.279 votos (61,01%) e Eduardo Leite 9.766 votos (38,99%).20% (6.676 eleitores) deixaram de comparecer às urnas em Gramado no 2° turno.

Em Canela, Bolsonaro teve 16.937 votos (66,64%). Já Lula do PT teve, 8.480 votos (33,36%). Para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni do PL teve 13.413 votos (55,45%) já Eduardo Leite 10.778 votos (44,55%). A abstenção em Canela chegou a 21,85%, foram 7.494 eleitores que se abstiveram de votar neste 2° turno das eleições.

Leite travou uma disputa interna no PSDB pela vaga da candidatura à Presidência. No entanto, desistiu e apoiou o ex-governador de São Paulo, João Doria que também não se concretizou.
Em maio o ex-governador de SP João Doria anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência, em 19 de outubro, anunciou a sua desfiliação do partido.

Eduardo Leite não declarou voto em nenhum dos candidatos à presidência. Para ele, declarar o seu voto poderia influenciar a política estadual no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Redação HN
Foto: Reprodução
Imagem: Poder 360

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.