Uma das referências da área rural e a história das imigrações italiana, alemã e portuguesa retornam neste fim de semana à Festa da Colônia de Gramado. São o Desfile de Carretas e o Espetáculo Origens que ocorrem no sábado (07).
Serão momentos para conhecer um pouco da contribuição das três etnias para o desenvolvimento de Gramado. “Essa é uma tradição que não pode parar. Enquanto eu puder, vou trabalhar para que o Desfile de Carretas continue ocorrendo durante a festa”, afirma William Ponath, da Linha Marcondes, que participará do evento com duas vacas e duas novilhas da raça Gir, da premiada Cabanha das Hortênsias (foi destaque na Expointer do ano passado, com uma vaca Grande Campeã da raça).
“Há uns 15 anos que participo do Desfile de Carretas”, afirma William, um dos incentivadores deste momento da Festa da Colônia. William comenta que o uso de carretas nas propriedades rurais tem diminuído ao longo dos anos, mas entende que a apresentação durante o evento deve continuar.
O primeiro Desfile de Carretas desta edição da Festa da Colônia está marcado para sábado (7), às 16h. O trajeto será pela Avenida das Borges de Medeiros, entre o ExpoGramado e a avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trecho.
Estão previstas a participação de mais de 20 carretas, cada uma decorada com equipamentos tradicionais do interior do município e transportando orgulhosos colonos de quase todas as localidades do município.
Outro momento significativo do final de semana será a apresentação do Espetáculo Origens, às 20h de sábado, no Palco Pró-Cultura LIC, no Expogramado.
Parte da história do município e da força da imigração em Gramado é contada no espetáculo que retorna depois de seis anos. Em cena, estarão 14 artistas (cinco músicos e nove atores), a maioria deles atuando desde as primeiras edições. O espetáculo Origens apresenta fatos históricos importantes que marcaram a construção da identidade da cidade de Gramado.
O espetáculo foi criado em 2012 e, desde então, é dirigido pela atriz e produtora cultural Carla Reis. Segue uma linha teatral, unindo música e dança, mesclando a forma de vida dos antigos colonos e aspectos atuais da cidade. Mostra, de forma bem-humorada, o cotidiano de colonos que fizeram parte da formação do município de Gramado. “As etnias alemã, italiana e portuguesa unidas conquistaram e construíram uma nova geração”, destaca Carla.
Com linguagem leve e divertida (com ênfase para os sotaques), Origens promete encantar novamente o público nas duas apresentações nos dias 7 e 14.
Também no sábado na Festa da Colônia ocorre o culto ecumênico, às 10h, no Palco Pró-Cultura LIC, momento de devoção, fé e agradecimento pelas conquistas das comunidades do interior do município.
Confira a programação:
05/Maio – Quinta-Feira
14h às 15h30 – Visitação Guiada – Oficina de Brinquedos / Pintura de ilustração temática / Cozinha da Oma e da Nona – Escolinha Rural .
16h – Banda Castelu´s – Palco Pró-Cultura LIC .
19h – Invernada Artística Mirim do CTG Manotaço de Gramado – Palco Pró-Cultura LIC .
20h – Banda Castelu´s – Palco Pró-Cultura LIC.
06/Maio – Sexta-Feira
14h às 16h – Visitação Guiada – Oficina de Brinquedos / Pintura de ilustração temática / Cozinha da Oma e da Nona – Escolinha Rural.
15h – Banda Tannenwald – Palco Pró-Cultura LIC.
19h – Banda União – Palco Pró-Cultura LIC.
07/Maio – Sábado
9h – Jogos Rurais – Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 – Complexo Festa da Colônia.
10h – Culto Ecumênico – Palco Pró-Cultura LIC.
– Coral São Pedro
– Coral São Luiz
– Coral Nossa Senhora da Pompeia
– Coral Infanto Juvenil São Pedro
– Grupo Vocal da IECLB – Serra Grande
– Coral Linha Araripe
– Coral da IELB da Serra Grande
– Grupo Vocal da IELB Gramado
12h – Banda Sol de Verão – Palco Pró-Cultura LIC.
12h – Oficina de Nutrição: Desvendando o rótulo dos alimentos – Prof.: Gabriela Chilati – Duração: 60 min – Palco Pró-Cultura LIC (degustação da produção pelos participantes: 50 participantes).
15h – Rick Hempe – Palco Pró-Cultura LIC .
15h – Oficina de Gastronomia: Massa Caseira com Pesto de Pinhão – Prof.: Katia Viana de Souza – Duração: 60 min – Palco Pró-Cultura LIC.
16h – Desfile de Carretas – Avenida Borges de Medeiros.
– Coral Circolo Trentino
– Coral Nossa Senhora da Pompeia
– Banda Sol de Verão
– Grupo Origens
– Banda Tannenwald
– Grupo de danças Alemãs Miesbach
– Grupo Açor Sul
– Grupo de Danças Alemãs CAIC.
17h30 – Grupo Açor Sul – Palco Pró-Cultura LIC.
19h – Musical Quantum – Palco Pró-Cultura LIC.
20h – Espetáculo Origens – Palco Origens.
21h – Musical Quantum – Palco Pró-Cultura LIC.
08/Maio – Domingo
9h – Jogos Rurais – Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 – Complexo Festa da Colônia.
13h – Banda Castelu´s – Palco Pró-Cultura LIC.
15h – Coral Vozes de Gramado – Palco Pró-Cultura LIC.
16h – Banda Castelu´s – Palco Pró-Cultura LIC.
18h – Grupo de Danças Alemãs Miesbach – Palco Pró-Cultura LIC.
19h – Felipe Moschen “Trio Gaúcho” – Palco Pró-Cultura LIC.
A Festa da Colônia de Gramado acontece até o dia 15 de maio no Expogramado, com entrada e estacionamento gratuito.
Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam a 31º Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Copatrocínio da CORSAN. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Fonte: Ascom Festa da Colônia
Foto: Cleiton Thiele