DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
4 de dezembro de 2024

Hortênsias News

Cultura de São Francisco de Paula ganha prédio histórico

Compartilhe este artigo


Prédio está vazio desde 2023 e deverá passar por restauro para receber a instalação de um espaço cultural para a comunidade. 

São Francisco de Paula tombou o primeiro prédio histórico do município e destinou seu uso para a Cultura. O ato reuniu autoridades locais, membros da comunidade e a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo. Após a cerimônia, o projeto Memórias de São Francisco de Paula celebrou o momento histórico com o evento Noite na Casa Amarela, que contou com uma serenata apresentada por artistas locais, a banda Chico Santo e o músico Alemão Ronaldo, na calçada da Avenida Júlio de Castilhos, em frente à edificação.

A secretária Beatriz Araújo destacou o esforço do município na valorização da Cultura, especialmente no que diz respeito ao patrimônio histórico, e ressaltou a contribuição de São Francisco de Paula para a inclusão do Modo de Fazer o Queijo Serrano no patrimônio imaterial do Estado. Ela também celebrou a criação do futuro Centro Cultural. O prefeito eleito, Thiago Teixeira, anunciou, durante a cerimônia, o compromisso de dobrar os investimentos em Cultura.

O novo espaço abrigará o arquivo histórico de São Francisco de Paula, uma biblioteca e diversas manifestações culturais.

 

Histórico do Prédio:

O terreno onde está localizado o prédio foi adquirido pela Administração Municipal em 1906, por um conto e quinhentos mil réis (1:500$000). No local, foram construídos o quartel, a cadeia civil e o edifício da Intendência.

A edificação passou por pelo menos duas grandes reformas que alteraram seu aspecto externo. Na década de 1930, durante a gestão do prefeito Antônio Viríssimo Ribeiro, o prédio original foi considerado “velho e anti-higiênico”. A reforma, que reconstruíu e ampliou o edifício, custou à época 30 contos de réis (30:000$000) e foi inaugurada em 31 de janeiro de 1934.

A outra grande reforma foi mencionada pelo então prefeito Alziro Torres Filho em uma entrevista à Folha da Serra em 14 de setembro de 1946. Ele relatou ter realizado, em sua gestão, uma nova intervenção no prédio, que pode ser observada em fotos da fachada. O imóvel abrigou o gabinete dos prefeitos até 2005, e as secretarias permaneceram no local até 2023, durante o governo de Marcos Aguzzolli.

O projeto Memórias de São Francisco de Paula visa promover o conhecimento e o acesso ao patrimônio cultural do município. Nesta edição, o projeto acompanha a futura intervenção na centenária construção, com financiamento do Ministério da Cultura por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

Foto: Carolina Andriola
Ascom Memórias de São Francisco de Paula

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.