DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
12 de janeiro de 2025

Hortênsias News

Consulta Popular 2024: Participe e ajude a definir as prioridades para a sua região

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Começou na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, a votação da Consulta Popular 2024, uma importante iniciativa do Governo do Estado que permite à população decidir as prioridades regionais que serão incorporadas ao orçamento estadual.

Neste ano, além da votação pelo portal oficial (consultapopular.rs.gov.br), os cidadãos também podem participar pelo WhatsApp, utilizando o número (51) 3210-3260. Os dois canais estarão abertos até as 23h59 da próxima sexta-feira, 6 de dezembro.

Como participar
Pelo site:
– Acesse o portal da Consulta Popular.
– Informe o número do seu título de eleitor.
– Escolha a ação que você considera mais importante para sua região.

Se não tiver o número do título em mãos, você pode consultá-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link estará disponível na página de votação.

Pelo WhatsApp:
– Envie uma mensagem para o número informado e siga as instruções para registrar seu voto.

Após fornecer os dados, você será direcionado para a cédula de votação regional, que apresenta de duas a seis ações definidas previamente com base no Caderno de Demandas Elegíveis elaborado nas Assembleias Ampliadas realizadas em novembro em todos os Coredes..

O que é a Consulta Popular?

Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular é um mecanismo participativo consolidado, que permite aos cidadãos colaborar diretamente na definição das prioridades para o orçamento do estado.

Em 2024, a população apresentou 1.120 sugestões de projetos, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete o engajamento crescente dos gaúchos na construção de políticas públicas regionais.

Não perca a oportunidade de fazer a diferença! Vote na Consulta Popular e contribua para o desenvolvimento da sua região.

Imagem: Divulgação
Ascom PMG

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.