DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de fevereiro de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Concurso Nacional de Arquitetura elege projeto para nova sede da UERGS Hortênsias em São Francisco de Paula

Compartilhe este artigo

Foto Noticia Principal Grande

Equipe vencedora é de Porto Alegre e leva prêmio de 100 mil reais

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), apresentou na última terça, no Solar do IAB, em Porto Alegre, os vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a nova sede da UERGS unidade Hortênsias em São Francisco de Paula.

Bárbara Moreira Azevedo, Sara Caon e German Tamayo Osorio se consagraram com o primeiro lugar e, além do prêmio de 100 mil reais, o time terá assegurada a contração do anteprojeto e projeto executivo com remuneração total de R$ 630.813,00. A nova sede da Unidade Hortênsias da UERGS será construída na área central da cidade, em um terreno doado pela Prefeitura com cerca de 1200m².

Foto Noticia Principal Grande

A iniciativa de realização do Concurso teve como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. A modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade e todas as propostas inscritas foram avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa.

A comissão julgadora do concurso foi formada pelos arquitetos e urbanistas Bruno Lima, Ana Goulart, Maurício Ceolin, Tatiane Ribeiro, Paula Nader, e pelos suplentes Taísa Festugato e Fernando Machado.

Foto Noticia Principal Grande

A ata apresentada pelos jurados durante o evento define o projeto vencedor como  “Uma proposta que extrapola os limites do lote e expande o tratamento adotado internamente para as áreas de influência e interlocução do edifício com a cidade, configurando um projeto urbano integrado de um território educador, potencializando a missão de São Chico como cidade educadora.”, destacaram.

O 2º vice-presidente do IAB RS, Natan Franciel Arend destaca que o resultado do Concurso celebra a união institucional entre UERGS – Unidade Hortênsias e o Município de São Francisco de Paula em um projeto único. “Com os pés no chão, a arquiteta urbanista Barbara Moreira Azevedo entrega um projeto maduro, funcional e exequível dentro dos recursos dispostos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

O projeto em etapa de estudo preliminar vencedor demonstra a capacidade técnica da equipe para resolução e mensuração de todas as diretrizes de projeto do concurso, com maestria” afirmou.

Durante o evento foram premiadas as três primeiras propostas classificadas. Com o primeiro lugar garantindo 100 mil reais e a execução do projeto, o segundo lugar garantindo 30 mil reais e o terceiro lugar garantindo 10 mil reais. Ao todo, o Concurso recebeu 103 inscritos, que submeteram 82 trabalhos que foram analisados. É possível acompanhar o resultado completo e os projetos vencedores em www.concursouergssaochico.org/vencedores.

O evento de premiação contou com a presença do Prefeito Marcos Aguzzolli, do Vice-Prefeito Thiago Teixeira, do Secretário de Administração Roberto Lopes, da Vice-Reitora da UERGS Sandra Monteiro Lemos, do 2º vice-presidente do IAB RS, Natan Franciel Arend e da 3ª vice-presidente do IAB RS, Nathalia Danezi.

Sobre a UERGS Hortênsias:

A Unidade Hortênsias da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul foi fundada em São Chico há cerca de 20 anos atrás, e, ao longo deste tempo, de atuação pública e comunitária, tornou-se um importante motor de desenvolvimento socioeconômico para São Chico, dispondo cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, além de um Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade.

Fonte: Ascom PMSFP
Fotos: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com