5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Concerto com maestro João Carlos Martins encerra Gramado in Concert neste sábado (7)

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

João Carlos Martins e Orquestra Sinfônica de Gramado fazem apresentação inédita neste sábado (7) no encerramento do Gramado in Concert

 

 

Após nove dias de intensa imersão musical, centenas de oficinas e atrações, o Gramado in Concert chega ao seu ápice neste sábado, dia 7 de fevereiro. O Festival Internacional de Música atraiu para a Serra Gaúcha mais de 350 estudantes e 30 professores do Brasil e de 15 países.

O encerramento será marcado por um encontro histórico no palco do Expogramado: a lenda viva da música, maestro João Carlos Martins, rege a Orquestra Sinfônica de Gramado em um espetáculo preparado para uma arena com capacidade para mais de 2 mil pessoas.

O festival, que teve início em 30 de janeiro, transformou a Serra Gaúcha em um polo de música erudita. Para fechar com chave de ouro, o concerto de encerramento, que começa às 20 horas, trará um repertório diversificado, passando por clássicos de Mascagni, Brahms e Puccini, até sucessos populares de Piazzolla, Ennio Morricone e os brasileiros Ary Barroso e Adoniran Barbosa.

Uma história de superação no palco

João Carlos Martins é internacionalmente reconhecido como um dos maiores intérpretes de Bach ao piano. Após enfrentar mais de 25 cirurgias e lesões que comprometeram seus movimentos, ele se reinventou como regente, tornando-se um símbolo global de resiliência. Sob sua batuta e a do maestro Bernardo Grings, a Orquestra Sinfônica de Gramado — que tem direção executiva de Allan John Lino — contará com as vozes de Alexandre Borges, Milena Fioravante Padilha e Laura Dalmás.

Destaques da reta final: Sexta-feira (6)

A programação de sexta-feira, 6 de fevereiro, também reserva grandes emoções com atrações gratuitas. O destaque da noite é o concerto da Orquestra Sinfônica A do festival, sob regência de Claudio Cruz. O Pavilhão 3 do Expogramado receberá mais de 90 músicos e o Coral do Festival, com 50 cantores orientados por Marcio Buzatto.

O programa inclui a “Fanfarra Gramado in Concert”, de Dimitri Cervo, além de obras de Mozart, Haydn e o virtuoso “Concerto para Trompete” de Alexander Arutiunian, com solo do professor Amarildo Nascimento. A noite encerra com a dramática suíte “Romeu e Julieta”, de Prokofiev.

Programação

Sexta-feira, 06 de Fevereiro

  • 11:00 – Música na Rua com Quinteto Brassence (Rua Coberta)

  • 14:00 – Conhecendo o Festival: Visita orientada ao ensaio (Expogramado)

  • 18:00 – Concerto com Orquestra de Cordas Experimental e Camerata de Violões (Expogramado)

  • 20:00 – Concerto com Orquestra Sinfônica A e Coral do Festival (Expogramado)

Sábado, 07 de Fevereiro

  • 10:00 – Música na Rua com as Classes do Festival (Rua Coberta)

  • 15:00 – Concerto com Orquestra Sinfônica B (Igreja São Pedro)

  • 20:00 – Grande Concerto de Encerramento com Maestro João Carlos Martins e Orquestra Sinfônica de Gramado (Pavilhão 3 do Expogramado)

 

 

Ingressos: Os últimos bilhetes para o grande concerto de sábado com o maestro João Carlos Martins estão disponíveis através do link: Gramado in Concert – Ingressos.

Sobre o Evento

O 12º Gramado In Concert é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois – beba com moderação.

Patrocinador Master: Gav Resorts. Copatrocínio: Sulgás, Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Apoio: RBT Internet e Hasam Group. Apoio Institucional: Orquestra Sinfônica de Gramado.

Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Agente Cultural: Bis Gestão Cultural.

Financiamento: Pró- Cultura. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – Do lado do Povo Brasileiro.

Fonte: Flávio Prestes / AG Press Comunica

Foto: Divulgação / Fundação Bachiana

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.