O Coletivo Valentinas é um projeto da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, impulsionado pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS Vila Verde e Várzea Grande. A iniciativa visa promover a geração de renda para mulheres por meio da criação de produtos com reutilização de materiais, a maioria proveniente de fábricas do município. As participantes do projeto fazem bolsas, ecobags, necessaires, estojos, bolsas de erva terapêutica através de técnicas de costura, crochê e bordados.
Atualmente, o projeto conta com Ateliê próprio que está localizado na Vila Joaquina, junto à Secretaria de Cultura. Os encontros acontecem nas terças, quartas e quintas no turno da tarde. O projeto possui apoio técnico da assistente social Emanuela Gasparin Costa, da terapeuta ocupacional Lisandra Guerrieri Domingues, da psicóloga Francine Bossardi e da Oficineira Potira Moura. Além da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, as secretarias da Cultura, Inovação, Agricultura e Saúde também apoiam a iniciativa.
Além do Ateliê, é possível encontrar as Valentinas em feiras e eventos parceiros no município, como aconteceu durante a 36ª edição do Festuris, na última sexta (08) e sábado (09). Com estande próprio, o projeto esteve presente no evento realizando a comercialização dos produtos e reforçando o seu objetivo de gerar oportunidade para mulheres que são acompanhadas pela Assistência Social do município.
Foto: Divulgação
Ascom PMG