Mais um evento de plenário lotado de pessoas – e de ideias – foi entregue na noite desta quarta-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores de Gramado. Com uma realização conjunta entre Legislativo e Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias (MARH), o evento Green Building: Construindo Cidades + Sustentáveis apresentou pela primeira vez em Gramado e região o conceito de construções verdes para quase 100 pessoas no auditório.
O público formado por vereadores, autoridades, construtores, engenheiros, arquitetos, ambientalistas, empreendedores e comunidade em geral ouviu atento às explicações dos palestrantes. O primeiro painel foi ministrado pelo arquiteto Roberto Teitelroit, especialista no assunto que trabalha com a temática há mais de 20 anos, explicando o movimento que iniciou na década de 80 nos EUA, depois da crise do petróleo.
Na sequência, o engenheiro Ricciano Liberali abordou de forma prática o conceito Green Building, que resumidamente, segundo o painelista, é pensar em um prédio mais eficiente, confortável e sustentável. Em um dos seus exemplos, trouxe um empreendimento local: a Vila da Mônica, parque localizado no Carazal. “É provavelmente um dos prédios mais sustentáveis do planeta. Além de ser 100% eficiente, tem conforto e bem-estar associado a ele”, definiu Ricciano.
No final, o engenheiro e empresário Bernardo Tomazelli, presidente da Planta (antiga Agacei), contribuiu com uma fala voltada à união da sustentabilidade aos negócios imobiliários e construção civil. “Muitas vezes a gente pensa em punir, e é legal também reconhecer quem faz certo com programas que incentivem as construções, incorporadoras e empresários a práticas sustentáveis. O conceito ambiental é, sim, um caminho sem fim, mas o argumento de venda com o incentivo do poder público pode fazer esse conceito andar mais rápido”, atestou.
Por fim, foi aberto espaço para algumas perguntas do público e o evento encerrou com um momento de confraternização entre todos os participantes. Os painéis completos podem ser acessados de forma on-line no Facebook e no canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Gramado.
Foto: Letícia de Lima/Ascom CMG