Canela chama atenção por ser uma pacata cidade do interior, com natureza exuberante e atrativos turísticos, mas na Temporada de Inverno, traz um colorido especial ao centro da cidade com decoração especial, e ainda muita cultura, gastronomia e diversão.
“Enaltecer o trabalho do povo que vive na zona rural do Município, que produz muito do que vai para as nossas mesas e promover um evento que oportunize diversão e alegria aos nossos expositores, apoiadores e ao público que nos prestigia é nosso maior objetivo” comenta a secretaria de Turismo e Cultura Carla Reis.
Os fornos montados especialmente para o evento, onde são assados pães e cucas, oportunizando o público degustar essas gostosuras ainda quentinhas, estão encantando, mas o grande destaque da gastronomia são os bolinhos de batata e aipim.
O cortejo, que faz parte da programação em todos os sábados do evento, às 15h, com saída da Catedral de Pedra até a Praça, conta com a participação das soberanas, dos colonos e de uma animada bandinha, trazendo o público para o meio da rua, interagindo e se divertindo.
Nos primeiros dias do evento, o “salão de baile” contou com a animação do público que dançou ao som de músicas gaúchas, sertanejas e bandinhas, sob responsabilidade de músicos da cidade, enaltecendo os talentos locais.
Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS, ocorrerão duas oficinas de gastronomia no evento, dias 21 e 28, às 16h, com foco em receitas de pratos típicos.
A Festa Colonial conta com atrações culturais/musicais diariamente a partir do meio-dia.
Redação
Foto – Cleiton Thiele