5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Câmara de Gramado recebe exposição da APAE na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Câmara de Gramado recebe exposição da APAE na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Em comemoração à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a Câmara de Vereadores de Gramado abre as portas da Galeria Maria Helena Drecksler para a exposição comercial “Mais Flor Por Favor”, realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gramado – APAE.

A mostra celebra as criações dos usuários da entidade por meio do Programa de Inserção no Mercado de Trabalho (PIMT). A exposição iniciou na segunda-feira, dia 18, e segue até o dia 29 de agosto, nos corredores da Câmara. Além de apreciar peças únicas, os visitantes também podem adquiri-las – com toda a renda revertida para a manutenção da APAE.

A coordenadora da APAE Gramado, Paula Falk Gonzaga, explica que o PIMT é desenvolvido dentro de uma proposta socio-terapêutica, que busca a inclusão social por meio das chamadas Oficinas de Produção, divididas em três grupos.

Segundo ela, as oficinas têm como objetivo tanto a preparação para o mercado formal quanto a inserção em atividades da economia informal, simulando um verdadeiro cenário laboral. Nesse processo, os participantes vivenciam todas as etapas de produção, desenvolvendo habilidades essenciais para o mundo do trabalho, como iniciativa, disciplina, pontualidade, cooperação, tolerância, organização e respeito às diferenças.

O projeto já apresenta resultados concretos: enquanto alguns usuários estão em fase de preparação para o mercado formal (Oficina de Produção II), outros já atuam em empresas inclusivas de Gramado (Oficina de Produção III).

A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na sede da Câmara de Vereadores.

Mais do que valorizar a arte e a criatividade, a iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal com a inclusão social, a transparência e a valorização do trabalho das entidades que transformam vidas em Gramado.

Fonte: Lucas Vianna / Ascom CMG
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.