Abril é o Mês da Conscientização sobre o Autismo, e no dia 2 de abril comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico, desafios na comunicação e interação social, além de padrões de comportamento repetitivos. O diagnóstico é realizado por profissionais da saúde e, em muitos casos, os sinais podem ser identificados ainda na infância.
Para marcar esta importante data, a Câmara de Vereadores de Gramado promoverá um encontro especial na próxima quarta-feira (2), das 14h às 17h, no plenário Júlio Floriano Petersen. O evento será um espaço para bate-papo, troca de experiências e debate sobre a legislação de proteção às pessoas com autismo no Brasil.
A iniciativa é da Comissão Temporária Especial da Pessoa com Deficiência e será mediada pela vereadora Vivi Cardoso (Progressistas). Estarão presentes os seguintes convidados: Thalita Diniz, psicóloga especialista em avaliação neuropsicológica; Elizandro Viana, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Região das Hortênsias; e Natália Becker, fonoaudióloga e especialista em Análise Comportamental Aplicada.
“A participação de todos é fundamental. Vamos promover um momento de diálogo e aprendizado sobre a causa, discutir formas de combater a discriminação e fortalecer a inclusão. Acima de tudo, queremos acolher as pessoas com autismo e suas famílias”, ressalta Vivi Cardoso.
A comunidade está convidada a participar e contribuir para essa importante reflexão!
Imagem: Divulgação
Ascom CMG