Nesta 11ª edição da Semana Legislativa foram homenageadas Nelsi Salvador, na área de Atividades Comunitárias, por meio de uma indicação da Bancada do PSDB; Isolde Ramm, no segmento de Empreendedorismo, através de uma indicação da Bancada Progressista; Glorene Raquel Freitas dos Santos, na Educação, indicada pela Bancada do Partido dos Trabalhadores; e Elisandra Teresinha da Silva Chaves, na área de Profissionalização e Emprego, indicada pela Bancada do MDB.
Nelsi Salvador
Nelsi Salvador, 55 anos, não pode comparecer à sessão solene de ontem e foi representada por Maiara Parmegiane. A homenageada é proprietária da empresa AVI móveis e Racine X. Sempre sentiu vocação para a vida religiosa e pública. Foi catequista na escola Caic durante 17 anos e eleita por dois mandatos no Conselho Tutelar, sendo a mais votada.
Iniciou na Liga Feminina de Combate ao Câncer no ano de 2002 como voluntária, depois passou a ser vice-presidente de Diva Masotti, e hoje permanece na presidência da Liga, por quatro anos e meio.
Isolde Ramm
Isolde Ramm, 83 anos, nasceu em Blumenau (SC). Em maio de 1945 a família sai da cidade com destino a Jaguarão, no Sul do Estado. No caminho acontece o encontro, ainda no trem, com os irmãos Bezzi (Pedro e Miguel) residentes na localidade de Várzea Grande, proprietários de indústria de salames.
Como a profissão do pai de Isolde era na área de frigorífico, herança dos antepassados imigrantes da Alemanha, surge a proposta de trabalho e assim a família chega a Gramado.
Moraram na localidade de Várzea Grande para mais tarde se estabelecer como proprietário de açougue junto ao matadouro da dona Tereza Brock. Em 1957 Isolde conhece Ingo Ramm e com ele se casa no ano de 1959, com quem teve seus filhos Erich e Karin.
Elis Chaves
Elisandra Teresinha da Silva Chaves é natural de Cachoeira do Sul e mora em Gramado há 12 anos. Ela é acadêmica de Administração e casada com Juliano Delvalle. Tem três filhos: Júlia, Samuel e Olivia.
Em 2015 fundou o grupo de mães que deu origem à Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae), a fim de auxiliar as mães em seu desenvolvimento pessoal através da qualificação e geração de renda, além de prestar apoio e levar informações referente aos diversos desafios da maternidade. Atualmente segue à frente da AMAE como presidente da entidade.
Através da AMAE criou três projetos: “Mães que Criam”, “Escola para Mulheres Empreendedoras” e “Todos pela Educação” que, juntos, já auxiliaram centenas de pessoas da comunidade gramadense.
Em 2017 esteve entre as mulheres escolhidas para a primeira edição do “Projeto Notáveis Mulheres de Gramado”, exposto no Centro Municipal de Cultura. Em 2019 foi eleita Conselheira Tutelar, profissão que desempenha hoje.
Raquel Freitas dos Santos
Glorene Raquel Freitas dos Santos, 49 anos, nasceu em Porto Alegre. Casada, mãe de três filhos e avó de dois netos, tem formação em Magistério, Ensino Superior em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS Canela). É diretora há quase 10 anos na EMEI Algodão Doce, e idealizadora do projeto “Aquarela”.
Fonte: Ascom CMG
Foto: Letícia de Lima