A Câmara Municipal de Gramado deliberou unanimemente em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira (18) a favor da aceitação da denúncia contra o vereador Volnei da Saúde, membro do Progressistas. Todos os vereadores votaram favoravelmente ao recebimento da denúncia, incluindo o próprio Volnei.
Durante a votação, o vereador Volnei declarou: “Peço aos colegas do meu partido que votem a favor da denúncia. Não tenho nada a esconder da comunidade. Isso é uma armação que estão fazendo comigo. Alguém tem dúvida de que isso está acontecendo para jogar meu nome no lixo. Trabalhei por 20, 30 anos para construir uma história em Gramado e do nada caiu esse turbilhão na minha cabeça. Tenho certeza da minha inocência e estou aqui de cabeça erguida. Vou provar minha inocência no Judiciário”, disse Volnei da Saúde (PP).
A denúncia agora passará pela avaliação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que abrirá um prazo de 15 dias para que o acusado se manifeste. A Comissão designará um relator para conduzir a apuração dos fatos, realizando diligências e elaborando um relatório prévio em até 15 dias. O prazo para conclusão de todo o rito regimental é de aproximadamente 60 (sessenta) dias.
A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores para 2024 é composta atualmente pelos vereadores Professor Daniel Koehler (PT), Rodrigo Paim (MDB) e Joel da Silva Reis (PP), devido ao fato de Reis ser suplente e os titulares Ike Koetz (PP) e Rafael Ronsoni (PP) que ocupam cargos no executivo gramadense retornarem a casa legislativa até o final do primeiro trimestre, essa composição deverá sofrer mudança.
O processo seguirá seu curso normal mesmo durante o recesso parlamentar que termina em 14 de fevereiro. A primeira sessão ordinária após o recesso está marcada para dia 19 de fevereiro.
Fonte: Opinião in Foco
Roberto Matos
Foto: Roberto Matos