DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de junho de 2025

Hortênsias News

Câmara começa a analisar emenda à Lei Orgânica e apoio ao Lar de Idosos

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Câmara começa a analisar emenda à Lei Orgânica e apoio ao Lar de Idosos Maria de Nazaré

 

Na sessão ordinária desta segunda-feira (9), a Câmara Municipal de Gramado deu início à tramitação de duas novas proposições legislativas que refletem o compromisso com o desenvolvimento institucional e o cuidado com a população em situação de vulnerabilidade. Foram lidos em plenário um Projeto de Lei Ordinária (PLO) e um Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELO).

🏛️ PLO 051/2025 – Apoio ao Lar de Idosos Maria de Nazaré

De autoria do Poder Executivo, o projeto autoriza a concessão de contribuição financeira de até R$ 50 mil à instituição Lar de Idosos Maria de Nazaré. O repasse visa garantir a manutenção de serviços essenciais, apoiar o projeto “Bem-estar e conforto de idosas, manutenção no quadro de recursos humanos” e promover melhores condições de vida às residentes, fortalecendo o trabalho social da entidade.

📘 PELO 01/2025 – Atualização da Lei Orgânica Municipal

Já o Projeto de Emenda à Lei Orgânica propõe atualizações significativas no texto que rege a estrutura institucional do município. Entre os principais avanços estão:

  • Implementação de um Sistema Municipal de Defesa Civil;

  • Estímulo à criação de cidades inteligentes e sustentáveis;

  • Fortalecimento de políticas de governo digital;

  • Atualização dos critérios para nomeação de secretários municipais;

  • Instituição do Diário Oficial Eletrônico como meio oficial de publicação dos atos do poder público, ampliando a transparência e agilidade na comunicação institucional.


Tramitação e análise técnica

As duas matérias seguem agora para análise nas comissões permanentes da Casa, que emitirão pareceres técnicos antes da votação em plenário. O trâmite respeita os princípios de legalidade, eficiência e transparência.


A Câmara de Vereadores de Gramado reafirma seu papel como espaço de diálogo e construção coletiva, atuando com responsabilidade para o aprimoramento das políticas públicas e a promoção do bem-estar da comunidade gramadense.

Fonte: Théo Reis Machado / Ascom CMG
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.