DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
14 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Biblioteca Municipal de Nova Petrópolis comemora 30 anos nesta terça (27)

Compartilhe este artigo

Programação inclui a inauguração do Mural do Bicentenário e a apresentação do Espaço Coleções Especiais “Autores de Nova Petrópolis” e “Imigração”

Uma das principais casas de leitura do Rio Grande do Sul, a Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva”, de Nova Petrópolis, completa aniversário de 30 anos de atividades nesta terça-feira, 27 de fevereiro. Os principais festejos ocorrem às 14h e incluem a inauguração do Mural do Bicentenário, a apresentação do Espaço Coleções Especiais e a entrega de certificados de proficiência para estudantes de língua alemã. O aniversário da Biblioteca Municipal faz parte do Verão no Jardim da Serra Gaúcha e da programação especial de Nova Petrópolis para o Bicentenário da Imigração Alemã.

Situado aos fundos da biblioteca, o Mural do Bicentenário foi elaborado a partir de oficinas de grafite realizadas pelo público durante a 26ª edição da Feira do Livro de Nova Petrópolis, em novembro de 2023. Já o Espaço de Coleções Especiais será instalado no interior da Biblioteca e será dedicado aos temas “Autores de Nova Petrópolis” e “Imigração”.

A cerimônia de comemoração, às 14h desta terça-feira, contará também com apresentação musical. Além da presença de autoridades municipais, o ato contará com a presença das autoridades mirins de Nova Petrópolis eleitas em 2023.

Durante a cerimônia, ocorrerá ainda a entrega dos certificados para estudantes de Nova Petrópolis que participaram das provas A1, A2 e B1, de proficiência em língua alemã do Instituto Goethe.

Às 18h30 ocorrerá o Sarau Literário Imigração, com participação da Casa Cooperativa e o Coletivo de Escritores e Escritoras de Nova Petrópolis.

Ao longo desta semana ocorrem atividades como saraus, contações de histórias e encontros literários sobre temas específicos.

ATIVIDADES PARALELAS    

O aniversário da Biblioteca Municipal contará ainda com atividades paralelas permanentes, como a exposição de origamis dos artistas Neusa e Rubens Leite; uma mostra dedicada à professora Elsa Hofstätter da Silva, organizada por Pedro Henrique Scheer, do Arquivo Histórico Municipal “Lino Grings”; e a exposição do livro “Cem anos de germanidade no Rio Grande do Sul”, da Unisinos, com colaboração do Padre Theodor Amstad (organização Casa Cooperativa: Paulo César Soares e Raquel Andrade).

O aniversário da Biblioteca Municipal integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. A programação completa pode ser conferida clicando aqui. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji. Acompanhe as novidades nas redes sociais (Facebook e Instagram) em @veraonovapetropolis e no site turismo.novapetropolis.rs.gov.br.

Programação de aniversário da Biblioteca Municipal

26/02 – Segunda-feira

14h30 – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

19h30 – “Cartas Terapêuticas: As marcas da literatura e da escrita na 2ª Guerra Mundial e o valor histórico e terapêutico das narrativas dos sobreviventes”, com Helena Klein e Jussara Prates;

27/02 – Terça-feira

14h – Cerimônia de comemoração dos 30 anos da Biblioteca Pública Municipal “Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva”;

Inauguração do Mural do Bicentenário e apresentação do Espaço Coleções Especiais: “Autores de Nova Petrópolis” e “Imigração”;

Entrega dos certificados das provas A1, A2 e B1, de proficiência em língua alemã do Instituto Goethe;

18h30 – Sarau Literário Imigração – Casa Cooperativa e Coletivo de Escritores e Escritoras de Nova Petrópolis;

28/02 – Quarta-feira

14h30 – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

19h – Contos na Biblioteca “30 anos” – Coletivo de escritores e escritoras de Nova Petrópolis;

29/02 – Quinta-feira;

9h – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

14h30 – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

19h – Encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres” de Nova Petrópolis, discutindo obras de autoras locais;

01/03 – Sexta-feira

9h – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

14h30 – Contação de história “O aniversário da lua”, de Nye Ribeiro;

18h30 – Sarau Poético Encontro de Gerações, com escritores do Amanhã 2023 e Coletivo de Escritores e Escritoras de Nova Petrópolis.

Foto: Francis Jonas Limberger
Ascom PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.