5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Atenção, agricultor: Estado prorroga prazo para utilização do Talão do Produtor até 30 de abril

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Atenção, agricultor: Estado prorroga prazo para utilização do Talão do Produtor até 30 de abril

A Prefeitura de Canela, por meio do Departamento de Agricultura da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, alerta os agricultores do município que a Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) prorrogou até o dia 30 de abril o prazo para a utilização do Talão do Produtor. A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que havia se tornado obrigatória para todos os produtores rurais em operações internas no Estado a partir de 5 de janeiro de 2026, passa a conviver temporariamente com o modelo em papel.

De acordo com a Sefaz-RS, a prorrogação atende a uma reivindicação dos produtores rurais e tem como objetivo proporcionar um período maior de adaptação ao novo sistema. Até o novo prazo, será autorizada a utilização do Talão de Produtor Rural já impresso, modelo A4, exclusivamente para produtores com receita bruta anual inferior a R$ 360 mil.

A modernização da documentação fiscal no setor agropecuário integra uma mudança de âmbito nacional, que busca tornar o processo de emissão de notas mais ágil e seguro, reduzindo burocracias, minimizando falhas no preenchimento de dados e evitando o risco de extravio de documentos. A medida também antecipa a realidade prevista com a Reforma Tributária, que deverá extinguir definitivamente o uso de notas fiscais em papel.

Para a emissão eletrônica, a Secretaria da Fazenda disponibiliza duas alternativas, sendo a principal o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), que pode ser baixado gratuitamente em telefones celulares. Pensando nos produtores que atuam em áreas sem acesso à internet, o aplicativo permite a emissão de notas em modo off-line; nesse caso, a autorização ocorre automaticamente assim que o dispositivo se conecta novamente à rede.

A partir de 1º de maio de 2026, ficará vedada a emissão da Nota Fiscal de Produtor, modelo 4, tornando obrigatória a utilização do sistema eletrônico.

Texto: Vanessa Ozório / Prefeitura de Canela
Foto: Divulgação
Legenda: Curso sobre a Nota Fiscal Eletrônica ministrado para os produtores rurais no Cidica

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.