Vinícola é uma das confirmadas para a 4ª Vindima em Gramado, que acontece de 14 de fevereiro a 9 de março.
A Arte Líquida é uma vinícola familiar que reflete a arte da natureza em cada garrafa produzida. Com um projeto que busca a máxima intervenção humana para a mínima intervenção química, a vinícola respeita as particularidades de cada safra, uva e terroir. Cada rótulo é uma expressão autêntica da identidade do vinho brasileiro, sem imitações de outros países ou padronizações artificiais. Em 2025, a vinícola estará entre as confirmadas na 4ª Vindima em Gramado, que acontece de 14 de fevereiro a 9 de março.
Liderada por Cristiano Ribeiro, Sommelier, Mercador de Vinhos e Vinhateiro com mais de 20 anos de experiência, a Arte Líquida nasceu do desejo de criar vinhos autorais. Após uma trajetória como restaurateur e selecionador de vinhos no mundo todo, Cristiano decidiu focar na produção de vinhos que valorizam as leveduras nativas e permitem que o tempo faça seu trabalho, conduzindo naturalmente a limpeza e a clarificação de cada vinho.
“Não buscamos emular outros países que não nos representam. Nosso foco é a nossa essência, o vinho do Brasil. Não utilizamos leveduras selecionadas; acreditamos que as leveduras nativas presentes nas uvas, no vinhedo e no ambiente devem se expressar de forma natural”, afirma Cristiano.
Em 2025, a Arte Líquida seguirá sua trajetória com a vinificação das principais variedades: as brancas Riesling Renano e Chardonnay, e as tintas Pinot Noir e Cabernet Franc.
Foto: Déborah Mazzocchi
Ascom Vindima em Gramado