A aproximação de living labs (laboratórios vivos, em português) com escolas foi pauta de uma conversa promovida pelo programa Educar para Inovar, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), no estande do governo no Gramado Summit. Nesta quinta-feira (13/4), o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Kirst, apresentou ações e desafios do Living Vales.
O Living Vales é um laboratório vivo implantado na Unisc, com aporte de R$ 988 mil do programa TEC4B, da Sict. Kirst contou que as ações do laboratório com escolas começaram a ser desenvolvidas de forma piloto com a Educar-se, escola da mesma mantenedora da Unisc. Os projetos são implantados por meio de trilhas. A trilha executada na Educar-se é focada em ciência de dados.
“Não se muda uma vida em 30 horas, mas a tônica da conversa de hoje é plantar sementes”, relatou Kirst. O público visado neste momento é o da primeira série do Ensino Médio, com idade entre 13 e 14 anos. “Queremos sensibilizar esse público, já mais aberto à inovação”, completou.
A diretora de Gestão da Inovação da Sict, Paola Rücker Schaeffer, afirmou que o desafio é disseminar o empreendedorismo para além da criação de startups. “Empreender é uma mentalidade que se incentiva e se desperta. Precisamos de pessoas que queiram fazer diferente dentro da organização, da sua comunidade, da sociedade como um todo”, destacou Paola.
Kirst disse que, nesse momento, o desafio é escalar as iniciativas, uma vez que o ecossistema regional de inovação dos Vales é composto por 59 municípios. Nesse sentido, a cooperação é fundamental. “Não pode ser um projeto de x, y, z. Tem que ser um projeto de todo mundo. A intenção é de que um dia não se precise ter mais o laboratório dentro da universidade, porque ele vai estar disseminado nas escolas e na cidade”, finalizou.
Na sexta-feira (14/4), às 14h30, haverá uma conversa sobre ChatGPT e inteligência artificial na educação, no estande do governo na feira.
Gramado Summit
O Gramado Summit é um evento de inovação realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril, com a correalização do governo do Rio Grande do Sul. Mais de 200 palestrantes discutem o ecossistema de inovação global em trilhas de conteúdo que envolvem temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing.
Fonte: Ascom Sict
Texto: Cândida Schaedler
Edição: Secom