DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
18 de fevereiro de 2025

Hortênsias News

Agtech desenvolve soluções para automação de cultivos e receberá R$ 1 milhão do programa Comunitá, da Sicredi e Ventiur

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

A primeira startup investida pelo programa Comunitá – parceria entre as instituições financeiras cooperativas Sicredi Pioneira (na Serra Gaúcha e Vale do Sinos), Sicredi Caminho das Águas (Vale do Paranhana, Litoral Norte e entorno), Sicredi Serrana (Serra) e a aceleradora Ventiur – está definida.

A agtech gaúcha Elysios Agricultura Inteligente, que desenvolve soluções para controle, sensoriamento e automação de cultivos, receberá R$ 1 milhão para impulsionar seu crescimento.  

O contrato será assinado no dia 23 de novembro, às 11h, na sede da Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis (RS). Além do investimento, a Elysios receberá mentoria e acompanhamento estratégico da Ventiur. Também será conectada à rede da Sicredi Pioneira, Sicredi Serrana e da Sicredi Caminho das Águas, alavancando suas vendas e oferecendo soluções sob medida aos associados das cooperativas.  

Lançado em abril deste ano, o Comunitá tem o objetivo de identificar e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento dos associados, das comunidades e das cooperativas do Sicredi. A parceria prevê que a Ventiur faça o planejamento e a estruturação do veículo de investimento, além de acelerar as startups. Já as cooperativas têm coparticipação nos aportes, definem as empresas selecionadas e entregam o smart-money que acelera o crescimento e o impacto da startup. 

“A Elysios foi selecionada em um universo de 96 startups analisadas. A empresa apresentou um modelo de negócio que faz muito sentido para as cooperativas do Sicredi e, principalmente, aos seus associados, levando mais tecnologia para o agronegócio, uma das bandeiras do Programa Comunitá”, explica o head de Corporate Venture Capital da Ventiur, Leonardo Mezzomo.   

A Elysios está presente em 17 Estados, com mais de 3 mil usuários ativos e 100 mil hectares mapeados. A empresa utiliza Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para possibilitar o aumento da rentabilidade e da produtividade do produtor. Com o aporte do Comunitá, a startup irá aprimorar seus produtos e impulsionar as estratégias comerciais e de marketing.  

“A Elysios nasceu com o propósito de levar tecnologias acessíveis para ajudar os agricultores do nosso país. A parceria com as cooperativas do Sicredi reforça nosso propósito e nos possibilita um excelente caminho para acelerarmos ainda mais nosso crescimento”, afirma Frederico Brito, diretor Financeiro e Administrativo da Elysios. 

Fonte: Ascom
Sicredi Pioneira
Fotos da Estação Meteorológica: Elysios

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.