4 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Agroindústria Familiar inaugurada em São Francisco de Paula

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Inaugurado espaço da Agroindústria Familiar Comunitária em São Francisco de Paula

Comercialização de produtos locais será realizada de segunda à sábado

 

Valorizar quem produz no campo e garantir alimento de qualidade na mesa da população serrana. Com esse objetivo, o Poder Executivo de São Francisco de Paula inaugurou na segunda-feira (2), a Agroindústria Familiar Comunitária do município. O novo espaço oferece aos produtores locais uma estrutura adequada para a comercialização e, futuramente, para o processamento de alimentos de origem vegetal, fortalecendo a agricultura familiar e a economia rural.

A agroindústria leva o nome de Adão Euzebio de Brito, morador que doou o terreno onde a estrutura foi construída. A iniciativa amplia as possibilidades de comercialização, fomenta a formalização da produção e aproxima consumidores de alimentos frescos, produzidos no próprio município. O projeto integra a política municipal de valorização do produtor rural e de incentivo ao consumo de produtos locais.

O espaço de comercialização já está aberto à comunidade e terá a gestão comercial realizada pela Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar e de Consumidores de São Francisco de Paula (Coopaf Serrana). Neste espaço, serão comercializados produtos produzidos em São Francisco de Paula, como hortifruti e frutas, incentivando a cadeia curta de comercialização, reduzindo intermediários e gerando mais renda para as famílias do campo.

O espaço da Agroindústria Familiar Comunitária está localizado na Rua Gaspar Martins, 222, no centro da cidade, e o atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Produtores interessados em comercializar no local devem procurar diretamente a Coopaf Serrana, no mesmo prédio da Agroindústria, para realizar o cadastro e receber orientações.

A construção da Agroindústria Familiar Comunitária contou com um investimento total de R$ 676.709,79. Deste valor, R$ 286.500,00 são provenientes de repasse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, viabilizados por meio de emenda parlamentar da então deputada estadual Liziane Bayer (PSB). O valor restante foi custeado com recursos próprios da Prefeitura, como contrapartida, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o setor primário.

Estiveram presentes o prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira, secretários municipais, vereadores, a presidente da câmara de vereadores Tayná Silva Velho, o presidente da Coopaf Serrana, José Evandir, a representante da deputada federal Franciane Bayer e da ex-deputada federal Liziane Bayer, Isabel Kremer, o assessor do senador Hamilton Mourão Luiz, Noé Soares, produtores, representantes de entidades, servidores públicos e imprensa.

Além da área de vendas, em breve, será aberto espaço para manipulação de produtos de origem vegetal. A estrutura contará com equipamentos específicos para o processamento de vegetais, panificados, doces e geleias. Essa área terá gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Agricultura, a Emater e outras.

 

 

 

 

 

Fonte: Marcelo Auler de Moura / Prefeitura de São Francisco de Paula

Foto: Divulgação / Marcelo Moura

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.