DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
18 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Hortênsias News

Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP, terá terminal exclusivo para ricos

Compartilhe este artigo

Aeroporto de Guarulhos registrou mais de 2,6 milhões de passageiros em março

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), recebeu nesta semana a autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil para firmar um contrato com investidores árabes e canadenses, por meio do grupo Jetex, para construir um terminal exclusivo para passageiros de alta renda.

O novo terminal será destinado a passageiros de jatos executivos e primeira classe de voos regulares de longa duração.

O grupo Jetex pretende investir na estrutura US$ 80,6 milhões (equivalente a R$ 415 milhões), que será construída em uma área entre o atual terminal 3 e os hangares da American Airlines e da Latam Brasil.

O terminal deverá ser o principal concorrente do São Paulo Catarina, aeroporto internacional privado da JHSF que atende pessoas com alta renda.

Contudo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos tem a localização a seu favor, que tem uma distância menor da capital paulista do que o seu concorrente.

“Não será apenas uma sala VIP, é um terminal inteiro. Isso já existe em outros aeroportos do mundo, mas em nenhum da América Latina. Além disso, o de Guarulhos será o maior do mundo, com 4 mil metros quadrados de área construída em uma área de 5 mil metros quadrados”, disse Ronei Glanzmann, secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

Aval do Governo Federal

O projeto precisou receber o aval do governo federal, já que prevê um contrato de 40 anos da concessionária com os operadores do terminal. Vale frisar que a concessão de Guarulhos vence em 10 anos.

A Agência Nacional de Aviação Civil disse que deu o parecer favorável ao projeto.

“Ouvimos as áreas técnicas e jurídicas (do ministério) e demos a autorização. Agora, a concessionária precisa do licenciamento ambiental e de iniciar as obras. Os investidores dizem que o prazo é de um ano e meio a dois anos para que o terminal entre em operação”, explicou Glanzmann.

Uma das condições do aval foi que a operadora não poderia realizar pagamentos antecipados à GRU Airport, no intuito de evitar que uma eventual nova concessionária de Guarulhos arcasse com o ônus da operação sem ser remunerada.

Outro ponto é que o novo terminal vai oferecer um serviço para buscar o passageiro na porta de seu hotel ou casa. Também terá postos exclusivos da Polícia Federal, Anvisa e Receita.

“É uma operação door-to-door (porta a porta), com carro de luxo e segurança direto para o terminal, sem contato com o resto do aeroporto. Já existe esse serviço em Dubai e Londres”, disse Glanzamann.

A GRU Airport não forneceu muitos detalhes sobre o terminal. Apenas relatou por meio de nota que “agora o projeto entrará em fase de implantação”.

Fonte: Isto É
Foto: Aero Magazine

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com