Fraport deverá gastar R$ 45 milhões em equipamentos. Foto: Cristiano Guerra/Divulgação
Em uma vistoria realizada nesta segunda-feira (3) no Aeroporto Salgado Filho, a Fraport apresentou o prazo de reabertura do terminal. A ideia é reabrir o aeroporto funcionando a partir da segunda quinzena de dezembro. O prazo foi mencionado pelo ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, e pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal. A reabertura mais precisa será possível após a conclusão da análise da pista, prevista para julho.
Sondagens já estão em andamento para determinar as ações necessárias para recompor o asfalto da pista. A Fraport também contratou uma empresa para realizar a limpeza da pista, cujos trabalhos começaram nesta segunda-feira.
A retomada do aeroporto visa garantir a segurança do terminal. A Fraport destaca que só foi possível introduzir equipamentos mais pesados no local após a diminuição do nível da água. O processo de limpeza interna com os lojistas também já teve início.
O ministro Pimenta ressalta a prioridade de acompanhar de perto os trabalhos de limpeza e sondagens para que o aeroporto possa voltar a funcionar o mais rápido possível. Além disso, foi destacado que os gastos somente em equipamentos podem chegar a R$ 45 milhões.
Para evitar maiores transtornos, a Base Aérea de Canoas passou a receber voos. A expectativa é que, a partir do dia 10, a quantidade de voos dobrará, passando para 10 partidas e 10 chegadas.