5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Câmara de Gramado recebe nova Cooperativa de Resíduos Sólidos e Economia Circular

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Câmara de Gramado recebe representantes de nova Cooperativa de Resíduos Sólidos e Economia Circular

Na manhã desta quarta-feira, 4 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Gramado, vereador Neri Nascimento, recebeu na Sala VIP do Gabinete da Presidência representantes da Cooperativa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Economia Circular de Gramado, que está em fase de formação no município. O encontro teve como objetivo a apresentação oficial da nova entidade e o alinhamento de possíveis estratégias de parceria entre a cooperativa e o Poder Legislativo.

A cooperativa é apadrinhada pela Comissão Temporária de Desenvolvimento Sustentável de Gramado, sendo fruto direto dos debates promovidos pela comissão ao longo do ano passado. As discussões surgiram a partir da necessidade de repensar o atual modelo de gestão de resíduos no município, especialmente após uma visita institucional de vereadores e técnicos à Braskem, em Triunfo (RS), referência nacional em soluções voltadas à economia circular.

A proposta central da cooperativa é atuar como parceira estratégica do município na gestão adequada dos resíduos sólidos, contribuindo para um processo mais eficiente, responsável e ambientalmente sustentável. Entre seus pilares também está a educação ambiental continuada, com ações voltadas a escolas, bairros e instituições, buscando não apenas informar, mas sensibilizar a comunidade gramadense sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

A cooperativa está sendo fundada por Elisandra Chaves, Cledson Pereira, Marina Prinstrop, Nicholas Michel e Rafael Chaves, que já iniciaram visitas a estabelecimentos, empresas e instituições de Gramado para apresentar a proposta e articular apoios.

Com o fortalecimento do diálogo entre o Legislativo, a sociedade civil e iniciativas sustentáveis, a Câmara Municipal de Gramado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento responsável do município. Ao incentivar projetos inovadores na área ambiental, a Casa do Povo demonstra que um Legislativo atuante vai além da função de legislar, atuando também como articulador e impulsionador de ações que contribuem para uma Gramado mais sustentável, consciente e preparada para o futuro.

Fonte: Théo Reis Machado / Ascom CMG
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.