5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Pesquisadores da UFRGS realizam visita técnica em parceria com a Defesa Civil de Gramado

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Pesquisadores da UFRGS realizam visita técnica em parceria com a Defesa Civil de Gramado

 

Nesta terça-feira (13), o município de Gramado recebeu a visita técnica de pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Laboratório em Sensoriamento Remoto Geológico, Geomorfológico e Dinâmicas de Paisagem e do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ação teve como objetivo a realização de estudos voltados à análise de riscos, prevenção de desastres e fortalecimento das estratégias de planejamento e gestão territorial.

Durante a agenda, os pesquisadores visitaram a localidade de Linha Pedras Brancas, uma das áreas mais afetadas por deslizamentos durante as fortes chuvas de maio de 2024. No local, puderam observar as características geográficas e ambientais e dialogar com moradores da comunidade, promovendo uma troca importante de informações que contribuem para o aprimoramento das ações de prevenção e mitigação de riscos.

A visita contou com o acompanhamento da equipe da Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa Civil de Gramado, que apresentou dados técnicos, histórico de ocorrências e iniciativas desenvolvidas no município, reforçando o compromisso com a segurança da população e a redução de riscos. Para a coordenadora da Defesa Civil, Juliana Fisch, a parceria com instituições de ensino e pesquisa é essencial. “A colaboração com a UFRGS fortalece o embasamento técnico das nossas ações e qualifica o planejamento de políticas públicas voltadas à prevenção de desastres, especialmente diante dos impactos cada vez mais evidentes das mudanças climáticas”, afirma.

Participaram da visita os professores Ruy Paulo Philipp e Clódis Andrades Filho, além dos pesquisadores Peter Klaus Hillebrand e Lorenzo Mexias. Os dados levantados subsidiarão pesquisas acadêmicas e poderão gerar recomendações relevantes para a gestão municipal, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.