5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Capacitação em Acessibilidade Atitudinal acontece nesta quarta-feira com Milena Eich, em Gramado

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Capacitação em Acessibilidade Atitudinal acontece nesta quarta-feira com Milena Eich, em Gramado

Com o objetivo de capacitar os trabalhadores da cidade para melhor receber visitantes com deficiência em hotéis, parques, shows e restaurantes, será realizada nesta quarta-feira (10/09) uma formação profissional voltada ao tema da acessibilidade atitudinal.

A acessibilidade atitudinal é um dos três tipos de acessibilidade previstos na legislação brasileira e refere-se às atitudes e comportamentos que adotamos em relação às outras pessoas, especialmente aquelas com deficiência. Muitas vezes, as maiores barreiras à inclusão não são físicas, mas sim atitudinais — como a falta de empatia, respeito ou preparo no atendimento.

A capacitação será um momento de reflexão e sensibilização, que busca contribuir para que cada visitante, independentemente de suas condições, sinta-se verdadeiramente bem-vindo e valorizado em Gramado. Ao compreender melhor essas questões, os participantes estarão mais preparados para transformar suas práticas cotidianas e fortalecer a imagem da cidade como destino turístico acolhedor e respeitoso com todos.

A atividade integra a programação da II edição do projeto cultural Gramado Natural.

Link para inscrição: Clique aqui


SERVIÇO

  • Data: 10/09 (quarta-feira)

  • Horário: 16h30 às 18h30

  • Local: Espaço Modular – Espaço Sicredi São Pedro

  • Endereço: Rua São Pedro, 1231 – Centro, Gramado – RS – 95670-000

  • Público-alvo: profissionais dos setores de cultura e turismo de Gramado

  • Vagas: 40 (atividade gratuita)


Quem é Milena Eich

Milena é fundadora da Imaginativa Acessibilidade e Educação, empresa dedicada à acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual. Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul e especialista em Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará, atua em projetos de acessibilidade cultural e de audiodescrição em editais de fomento e no setor privado. Também presta consultoria para elaboração de projetos culturais acessíveis, é palestrante na área de acessibilidade e ministra a disciplina Audiodescrição na Educação na Especialização em Audiodescrição da PUC Minas.


Realização e Apoios

Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do Edital nº 26/2024 – Descentralização da Cultura – Gramado e do Pró-cultura – Secretaria da Cultura do Estado do RS, via Edital SEDAC nº 27/2024 PNAB RS – Artes Visuais.

  • Apoio Especial: Tá No Verso Habitat Criativo e Meu Vali

  • Apoio: Secretaria de Turismo de Gramado, Olivas de Gramado, Hotel SESC Gramado, SESC Sistema Fecomércio, Hotéis Fioreze e Vitivinícola Jolimont

  • Parceiros: Garden Park, Umbu Café, Caffe Della Nonna, Materia Capitão Rodrigo, Plein Air Brasil, Poéticas do Habitar, Hahnemuehle e Koralle

  • Realização: LM Produções Artísticas, Prefeitura de Gramado, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pró-cultura e Secretaria de Estado da Cultura do RS, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal

 

 

 

Fonte: Patrícia Viale / Jornalista

Imagem: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.