5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Obra de desassoreamento do Arroio Pirajá em Nova Petrópolis tem início

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Obra de desassoreamento do Arroio Pirajá em Nova Petrópolis tem início

Intervenção integra o programa Desassorear RS, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR), do Governo do Estado

 

A obra de desassoreamento do Arroio Pirajá, em Nova Petrópolis, teve início nesta quarta-feira, 13 de agosto. A intervenção integra o programa Desassorear RS, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR), do Governo do Estado. O início dos trabalhos, realizado na localidade de Linha Pirajá Baixa, foi acompanhado pelo prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; pela secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; pelo secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Clodoir Bohn de Lima; pela bióloga da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evelyn Luise Dinnebier; pelo engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Paulo Ricardo Anschau; pelo engenheiro civil da SEDUR, Eduardo Mendes; e pelo engenheiro civil do Consórcio Desassoreamento RS, Marcus Vargas.

O objetivo do Desassorear RS é executar serviços de desassoreamento, limpeza de canais, córregos, rios e galerias de drenagem que foram afetados durante a enchente de 2024. O programa faz parte do Plano Rio Grande e beneficia Municípios que decretaram situação de emergência por conta das chuvas intensas do ano passado.

Em Nova Petrópolis, dois arroios foram contemplados pelo programa Desassorear RS. Um deles é o Arroio Pirajá, que terá o serviço executado em um trecho de dois quilômetros. O outro é o Arroio Paixão, que receberá o serviço na extensão de cinco quilômetros.

“O desassoreamento é uma ação muito importante para prevenir alagamentos e melhorar o fluxo da água, especialmente após os impactos da enchente do ano passado. É um trabalho que vai trazer mais segurança e tranquilidade para as famílias que vivem próximas aos arroios”, destacou a secretária Denise Maltoni Bino.

O prefeito Daniel também ressaltou a relevância do programa. “Essa é uma obra aguardada pela comunidade e que representa um passo importante na recuperação dos danos causados pelas chuvas. Além de melhorar a infraestrutura hídrica, estamos cuidando da segurança e do bem-estar da população”, disse.

O ASSOREAMENTO

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos, como argila, silte, areia, cascalho e resíduos orgânicos e inorgânicos depositados nos recursos hídricos superficiais, seja por eventos naturais, como no caso da enchente, ou pela ação humana. Este é um processo natural que pode ser intensificado com eventos climáticos extremos, o que faz diminuir a capacidade de retenção do volume de água no recurso hídrico. Quando ocorre, o assoreamento contribui para alagamentos, cheias e enchentes.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

Fonte: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.