5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

8º Seminário da Semana Mundial da Amamentação reuniu mais de 100 pessoas em Nova Petrópolis

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

8º Seminário da Semana Mundial da Amamentação reuniu mais de 100 pessoas em Nova Petrópolis

Atividade aconteceu em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado

 

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA), promoveu, na última terça-feira, 5 de agosto, o 8º Seminário da Semana Mundial da Amamentação, no Plenarinho da ACINP. O evento contou com a participação de 110 pessoas, reunindo autoridades municipais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, familiares, comunidade em geral e demais interessados no tema.

A nutricionista e integrante do GAAMA, Manoela de Oliveira, fez a abertura do evento e apresentou ao público os serviços prestados pelo GAAMA em Nova Petrópolis. Segundo ela, “o grupo tem um papel fundamental no acolhimento das famílias e no incentivo à amamentação, oferecendo orientação e apoio em diferentes fases da maternidade.”

Um dos destaques da programação foi a palestra “Impacto das práticas de cuidado ao nascimento e no alojamento conjunto, de bebês a termo saudáveis e seu impacto na amamentação”, ministrada pela Dra. Flávia Gheller Schaidhauer, pediatra, consultora em Lactação com certificação internacional – IBCLC, doutoranda em Pediatria e docente do Curso de Medicina – Unisul/SC.

O evento também contou com uma fala da consultora de amamentação de São Francisco de Paula, Celina Valderez Feijó Kohler, que falou sobre a importância do apoio contínuo às mães durante o aleitamento materno. Ela destacou que “amamentar vai muito além da nutrição, é um ato de vínculo, afeto e fortalecimento da saúde física e emocional tanto do bebê quanto da mãe.”

O seminário teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância da amamentação para a saúde e o bem-estar de mães e bebês, além de fortalecer a rede de apoio às famílias nesse período tão significativo. A programação promoveu o compartilhamento de conhecimentos, experiências e práticas que contribuem para o sucesso do aleitamento materno. A iniciativa reforça o compromisso do Município com a promoção da saúde de mães e bebês e com a construção de ambientes mais acolhedores e informados sobre os benefícios da amamentação.

A atividade aconteceu em alusão ao Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que, em 2025, tem como tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”. A SMAM é comemorada, anualmente, na primeira semana de agosto.

Também participaram do seminário o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e o vice-prefeito, Alexandre da Silva; a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini; e o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Robison Reolon.

Sobre o Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como: realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada, entre outras.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

Em 2025, a campanha tem como tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, e tem como foco o meio ambiente e as mudanças climáticas. A campanha destaca a importância de priorizar o aleitamento por meio da construção de sistemas de apoio robustos e sustentáveis. Um ambiente de apoio à amamentação não só beneficia as famílias, mas também reduz significativamente o impacto ambiental associado à alimentação artificial. A campanha busca conectar atores em todos os níveis envolvidos no apoio ao aleitamento para criar sistemas de apoio resilientes e sustentáveis.

 

Objetivos da SMAM 2025

·         Informar as pessoas sobre seu papel na criação de ambientes de apoio e sustentáveis para o aleitamento.

·         Estabelecer o apoio contínuo ao aleitamento como um componente vital para a criação de um ambiente sustentável.

·         Engajar indivíduos e organizações para aprimorar a colaboração e o suporte ao aleitamento.

·         Mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento, contribuindo para um ambiente mais sustentável.

 

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

 

 

Fonte: Jordana Kiekow / Ascom PMNP

Crédito das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.