5 de fevereiro de 2026

Hortênsias News

Escola da Inovação forma 32 alunos em Nova Petrópolis

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Escola da Inovação forma 32 alunos em Nova Petrópolis

Promovida pelo Instituto Hélice, turma ocorreu pela primeira vez no Município
A primeira turma da Escola da Inovação (EI) em Nova Petrópolis formou 32 alunos, no mês de julho, finalizando três meses de muitos estudos. A jornada imersiva foi gerida pelo Instituto Hélice, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) e da Sicredi Pioneira. As aulas começaram em abril e ocorreram no Órbita, hub da Acinp, e no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, além de outras sedes.
A EI ocorre desde 2022 em Caxias do Sul, tendo formado 177 profissionais no total. Em 2025, o Hélice buscou expandir a escola para outras localidades, tendo em Nova Petrópolis sua primeira turma fora de Caxias. A iniciativa é gerenciada pelo Hélice, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da Serra Gaúcha: Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário Uniftec.
Para a aluna Raquel Theobald, participar da Escola da Inovação foi uma experiência desafiadora. “Todos os dias, tivemos conteúdos distintos e inovadores que provocavam e instigavam a ver as coisas de um modo diferente. Eu sugiro a todos que possam experenciar essa jornada imersiva da Escola da Inovação”, indica.
Conforme a diretora-executiva do Hélice, Katherin Misura, a EI traz uma experiência sólida aos participantes. “Ao término dos encontros, os alunos conseguem colocar em prática o que aprenderam e propõem uma solução para o mercado. É inovação com empreendedorismo a serviço da transformação da realidade”, define.
Para este semestre, a grade foi alterada com a inclusão de uma cadeira específica sobre Inteligência Artificial. São abordados conteúdos como futuro, ESG (Ambiente, Social e Governança), ideação e lean startup, design, gestão de projetos de inovação, métodos ágeis, gamificação, nanotecnologia, robótica, prototipagem, entre outros. O encerramento contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes.
Mais informações e pré-inscrição para as próximas turmas podem ser conferidos em https://www.escoladainovacao.com/.
Sobre o Instituto Hélice
O Instituto Hélice foi fundado em 2018 e é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas. Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Realiza a Escola da Inovação, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da região, e o Speed Hélice, programa de aceleração de startups. Para ser uma empresa associada, basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e manifestar interesse. As seis empresas mantenedoras do Hélice são Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano, Unimed Serra Gaúcha e Randoncorp.
Fonte: Luciane Modena / AdriSilva Agência de Conteúdo
Fotos: Luis Bisol

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.