Processo foi abordado em audiência pública com a participação do Iphae.
Está em andamento em Nova Petrópolis a atualização do inventário do patrimônio histórico e cultural. O processo foi abordado em uma audiência pública realizada na quinta-feira, 5 de dezembro, no Espaço Sicredi, com a participação do Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), órgão que acompanhará o inventário no Município. O encontro teve o propósito de oferecer esclarecimentos e tirar dúvidas da comunidade.
De acordo com Pedro Henrique Scheer, que participa da organização, a revisão do inventário de patrimônio histórico de Nova Petrópolis trata de um estudo para reconhecer a importância e proteger diversos bens culturais do Município. Estes bens podem ser materiais (edificações, cemitérios, monumentos, etc.) ou imateriais (dialetos, modos de fazer, manifestações, etc.).
O inventário do patrimônio de Nova Petrópolis não passa por atualizações desde 2009. “Por isso, neste ano de 2024 foi formada uma equipe de estudos para a revisão e atualização e já estamos trabalhando nisso nos últimos meses em parceria com o Iphae”, afirma Pedro.
Na audiência pública do dia 5 de dezembro estiveram presentes dois membros do Iphae: a arquiteta e urbanista Lisandra Weiler e o historiador Rafael Filter. Ambos vieram a Nova Petrópolis com o propósito de esclarecer os munícipes sobre o processo de inventário e desmistificar receios que podem ser gerados em relação a inventários e tombamentos de bens. “Foram apresentados esclarecimentos sobre o processo de inventário, suas possibilidades, formas de proteção e aspectos benéficos de sua realização”, acrescenta Pedro.
A audiência contou ainda com a participação do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; das secretárias municipais de Planejamento, Coordenação Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz, e de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Jussara Prates.
O processo de inventário do patrimônio histórico de Nova Petrópolis pode ser acompanhado através do endereço www.novapetropolis.rs.gov.br/inventario-patrimonio-historico.
Foto: Marielly Bierhals
Ascom PMNP