A partir da próxima terça-feira (12), o Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen recebe a exposição coletiva “Memórias”, com obras de alunos do Centro de Atenção Psicossocial de Gramado (CAPS): Dominick Schmitt, Jéssica da Silva, Alice Mendes, Rayane da Silva, Vicente de Oliveira e Marina Paredes. A orientação e curadoria é de Bia Macedó. A mostra inclui 22 pinturas, que refletem a busca de expressão dos sentimentos de acordo com as histórias e memórias de cada um dos alunos.
Estudos apontam que incluir a pintura e escultura no tratamento de sofrimentos psíquicos melhora a socialização. “São alunos gramadenses que buscam na arte contemporânea a expressão e percepção do mundo. Partimos do pressuposto que o indivíduo, em contato com a arte, busca superar suas dificuldades melhorando sua qualidade de vida”, afirma Bia, que contou também com o apoio da equipe multidisciplinar composta pela coordenadora do CAPS, Vívian Padilha de Freitas; a psicóloga e coordenadora do grupo de adolescentes, Julia Luz de Castilhos; e o enfermeiro e coordenador do grupo de adolescentes, Lucas Eduardo Ricieri.
A exposição ficará aberta ao público de 12 a 30 de novembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30. O Centro Municipal de Cultura de Gramado fica na Rua Leopoldo Rosenfeld, 818.
Imagem: Divulgação
Ascom PMG