De 26 a 29 de setembro, Gramado será palco para artistas plásticos capturarem suas paisagens rurais e naturais. O Gramado Natural – 1º Encontro de Pintura ao Ar Livre – chega para integrar o calendário da cidade, movimentando as ruas com pintores que, com seus cavaletes e pincéis, retratarão ao vivo o cenário gramadense.
O evento, idealizado pelos produtores Luana e Alessandro Müller, realiza um sonho que há anos os acompanhava: criar e organizar um encontro dedicado às artes visuais, destacando as belezas da cidade e a prática encantadora de pintar ao ar livre.
Com o objetivo de fomentar o turismo cultural, valorizar o roteiro rural e estimular a preservação ambiental, o projeto já vinha sendo elaborado há algum tempo. “O Gramado Natural amadureceu ao longo dos anos e, no ano passado, ganhou forma, saindo do papel para se tornar realidade”, afirma Luana, gestora do projeto.
Toda a programação, oferecida gratuitamente à comunidade, abrange quatro eixos: criação artística, formação e qualificação, mostra de artes e intercâmbio cultural. Neste ano, diversas saídas de campo resultaram em mais de oitenta telas, expostas no Centro de Cultura Arno Michaelsen em julho. Além disso, escolas receberam palestras sobre preservação ambiental e oficinas de pintura ao ar livre.
A mostra de arte contará também com a presença da Associação de Pintores com a Boca e os Pés, que há 60 anos promove artistas com dificuldades motoras, possibilitando que criem suas obras utilizando a boca ou os pés. O gaúcho Jeferson Luís Hoffmann, membro da associação, participará do evento.
Durante o encontro, haverá um intercâmbio cultural entre o coletivo anfitrião de Gramado e os convidados do Coletivo Arteiras de Gaia (Florianópolis/SC) e o Coletivo Plein Air RS (Porto Alegre/RS). Os artistas irão trocar experiências e compartilhar paisagens, fortalecendo o coletivo local. Alexandre Reider (SP), que pinta a partir de estudos ao ar livre, também estará presente, trazendo sua expertise na busca por harmonia e ritmo em suas obras.
Nos quatro dias de evento, Gramado se transformará com a presença intensa de artistas em busca de aprendizado e intercâmbio. A iniciativa cultural valoriza o patrimônio arquitetônico, histórico e natural da cidade, promovendo o turismo cultural e destacando a importância da preservação ambiental. “Falamos muito sobre a crise de percepção da paisagem, impactada tanto pelo crescimento urbano quanto pelos eventos climáticos de maio”, observa Alessandro, curador do projeto.
O Gramado Natural registrou, em pintura, vídeo e fotografia, paisagens antes das enchentes que atingiram o estado. O acervo inclui os últimos registros da Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio, soterrada na Linha Pedras Brancas. “Temos uma responsabilidade enquanto memória e registro desse patrimônio cultural e natural”, reforça Luana.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil do projeto no Instagram (@gramado.natural).
Confira a programação:
26/09 – QUINTA-FEIRA
18h30 – Palestra “A Cultura e o Direito à Paisagem” com Vitor Ortiz
Local: Ateliê Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita com inscrição antecipada
27/09 – SEXTA-FEIRA
7h30 – Sketch tour para áreas rurais com monitoria ambiental com Gustavo De Marchi
Ponto de encontro: Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita
14h às 17h30 – Mostra de Artes e demonstrações “Em Plein Air” com apresentações musicais
Local: Vila Joaquina – Território Criativo
Atividade gratuita e aberta ao público
18h – Bate-papo e troca de experiências entre os coletivos de pintores
Local: Ateliê do Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita
28/09 – SÁBADO
8h às 11h30 – En Plein Air na Linha 28
Local: Garden Park
Atividade por adesão com desconto para inscritos
14h às 17h30 – Mostra de Artes e demonstrações “Em Plein Air” com apresentações musicais
Local: Vila Joaquina – Território Criativo
Atividade gratuita
18h – Bate-papo e troca de experiências entre coletivos de pintores
Local: Ateliê do Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita
29/09 – DOMINGO
7h30 às 11h – En Plein Air na Linha Bonita
Ponto de encontro: Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita
11h às 19h – Encerramento com En Plein Air no pôr do sol no Cânion da Pedra Branca
Local: Olivas de Gramado (Linha Nova)
Atividade por adesão com desconto para inscritos
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Transporte é de responsabilidade dos participantes
- Cupons de desconto disponíveis na página do evento
Projeto cultural contemplado no edital 06/2023.
Hotel Oficial: Laghetto Hotéis
Apoio: Olivas de Gramado e Vitivinícola Jolimont
Parceiros: Garden Park, Caffe Della Nonna, Zermatt Hotel, Plein Air Brasil, Cor da Terra, Poéticas do Habitar, Matéria Capitão Rodrigo, Napoli Pizzaria
Realização: LM Produções, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Foto: Yas Almeida
Ascom Gramado Natural