São Francisco de Paula promove de 12 a 14 de abril a 5ª edição do Festival Gastronômico da Batata, que acontece pelo segundo ano na praça Podalyro Alves da Silva. Nesta edição o chef italiano Fabrizio Abbate, que comanda o restaurante Don Fabrizio em Arraial d’Juda, na Bahia, assume como embaixador do evento.
Ao todo, 8 restaurantes locais apresentarão suas receitas com a batata como estrela principal. A entrada é franca e os tickets para alimentação variam entre 25 a 40 reais.
O Festival ainda conta com programação musical durante os três dias de evento. O Chef Don Fabrizio comandará uma aula show com receita inédita à base de batata, o chef Wladimir Paiva, a frente do Parador Cambará, comandará um painei sobre cozinha de natureza, já o Chef Felipe Andreis, a frente do Nonno, em Gramado, apresentará um painel sobre charcutaria.
Lilian Ceolin, da Emater, fica responsável por um painel sobre o queijo serrano. A programação segue com um bate-papo com produtores locais de batata.
No cardápio, o tradicional bolinho de batata ralada retorna para sua quinta participação no Festival, enquanto outras receitas chegam pela primeira vez para compor o time local, como a batata com farofa e charque assado apresentado pelos Cozinheiros de São Chico, conhecidos pela tradicional comida campeira.
Entre as opções também estão a pizza estilo Napoletana com massa feita à base de batata, churrasco no pão acompanhado de fritas, bolinho de bacalhau e violinha com fritas, batata recheada e o burguer na brasa com pão de batata, acompanhado também das tradicionais fritas.
Chef Fabrizio Abbate
O chef Fabrizio Abbate comanda o restaurante Don Fabrizio, em Arraial d’Ajuda, na Bahia. Ele gosta de dizer que é neto e filho da arte, pois nasceu no restaurante da família e foi criado entre as panelas. O italiano de alma dividida entre a terra natal e o Brasil garante que aos 9 anos já entrava na cozinha para preparar o que gostava de comer. Aos 16, chefiava uma equipe de três cozinheiros em um pequeno hotel da Itália. Passou por Belém até, em 1997, aportar na Bahia. Retrata essa paixão pelas duas nações ao executar uma cozinha mediterrânea moderna, sempre com o toque dos ingredientes tropicais
A Batata em São Chico
O Festival Gastronômico da Batata foi pensado para valorizar a batata, considerando principalmente que São Francisco de Paula é um dos maiores produtores no país do tubérculo. O evento já atraiu milhares de turistas em suas quatro edições e serviu milhares de pratos à base de batata.
A batata movimenta anualmente R$ 120 milhões no município, gerando ao todo mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos de acordo com a Secretaria de Agricultura, Ela é o terceiro alimento mais consumido no mundo, atrás apenas do trigo e do arroz. Estima-se que 1 bilhão de pessoas consomem batata diariamente. A produção anual supera 330 milhões de toneladas e, segundo pesquisadores, a batata é uma das armas mais importantes para a humanidade no combate a fome no planeta.
Confira os restaurantes participantes:
Pizza estilo napoletana feita com massa de batata | Don Giuseppe
Batata com farofa e charque assado | Cozinheiros de São Chico
Bolinho de batata com linguiça e opção vegetariana | Big Pão
Churrasco no pão com fritas | Ai Ki Fome
Bolinho de bacalhau ou violinha com fritas | Terra e Mar
Burger na brasa com pão de batata e molho barbecue com fritas | Café São Bernardo
Batata recheada ao molho de linguiça, cebola e bacon (opção vegetariana) | Doce Café
Batata frita, queijo, cheddar ou catupiry e bacon | Boi Nobre
Fonte: Redação HN
Ascom PMSFP
Fotos: Reprodução