DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
21 de novembro de 2024

Hortênsias News

Canela decreta Situação de Emergência após temporal desta terça (16) causar grandes estragos

Compartilhe este artigo

Em decorrência do impactante temporal que assolou a região nos dias 16 e 17 de janeiro, o Prefeito em Exercício de Canela, Jefferson de Oliveira, anunciou na manhã desta quarta-feira (17) a decretação de Situação de Emergência no município. As intensas chuvas e ventos atingiram a marca de 103 km/hora, resultando em sérios danos, incluindo a destruição de residências e obstrução de vias.

Até a arvore de Natal gigante que estava posicionada junto ao portal da cidade não resistiu a chuva e aos fortes ventos que castigaram a cidade na noite desta terça feira (16).

Jefferson de Oliveira, acompanhado do secretário Geral de Governo, Jonas Bernardo, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Joãozinho Silveira, realizou uma visita a áreas mais impactadas, como o bairro Santa Marta, onde três casas foram completamente destruídas. As equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras estão empenhadas em atender as comunidades afetadas.

O decreto assinado pelo prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para ações coordenadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, visando resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Jefferson enfatiza que a medida permitirá agilidade na utilização de recursos para proporcionar dignidade às famílias afetadas.

VÍDEO CANELA:

 

Rodovia Arnaldo Oppitz Liberada Após Trabalho Intenso

A Rodovia Arnaldo Oppitz, vital para o acesso a atrativos turísticos, foi completamente liberada após bloqueio causado pela queda de árvores. A Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização, com apoio de voluntários e da Secretaria de Obras, trabalhou incansavelmente para desobstruir a via, reconhecendo sua importância estratégica para a comunidade.

Equipes Municipais, Bombeiros e Defesa Civil em Ação

Desde a noite de terça-feira (16), a Prefeitura, em colaboração com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, mobiliza equipes para atender diversas ocorrências provocadas pelo temporal. O foco inclui a remoção de árvores caídas, fios e postes derrubados, desentupimento de bocas de lobo e reparos em estragos causados pelos ventos.

João Silveira, chefe da Defesa Civil de Canela, relata que aproximadamente 70 casas tiveram danos em telhados, com três residências completamente destruídas. Bairros como Santa Marta e Dante foram os mais atingidos, resultando na realocação de 11 pessoas para o Centro Social Padre Franco. O fornecimento imediato de lonas e a projeção de adquirir cerca de três mil telhas estão entre as ações em andamento.

Município Apela à Colaboração da População

A Prefeitura destaca a importância da população buscar auxílio e relatar ocorrências pelos telefones de emergência 193 (Bombeiros) ou (54) 9.9135-1949 (Defesa Civil).

O Prefeito em Exercício, Jefferson Oliveira, enfatiza que a colaboração de todos é crucial para superar esse momento desafiador, apelando à solidariedade e união da comunidade.

A Administração Municipal continua monitorando de perto a situação, trabalhando incessantemente para prestar assistência aos locais mais afetados. Jefferson Oliveira reitera o compromisso com a segurança e bem-estar dos cidadãos, pedindo compreensão e colaboração durante esse período delicado.

Fonte: Redação HN
Ascom PMC
Defesa Civil de Canela
Fotos: Reprodução
Vídeo: Redação HN

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.