DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
27 de março de 2025

Hortênsias News

1º Festival Estadual de Esquetes Dramáticas lança edital de convocação

Ouça este artigo

Compartilhe este artigo

Inscrições são gratuitas. Selecionados apresentam seus projetos na Casa de Cultura Mario Quintana e participam da Mostra Competitiva.

A partir de julho está disponível o edital de chamamento para participação no 1º Festival Estadual de Esquetes Dramáticas (FEED). As inscrições são gratuitas e os selecionados apresentarão suas esquetes dentro da 1º Edição que ocorre nos dias 7 e 8 de outubro, na Casa de Cultura Mario Quintana. Os contemplados estarão, automaticamente, concorrendo aos prêmios da Mostra Competitiva, onde serão oferecidos troféus e recompensas em dinheiro para as oito categorias da Mostra: Melhor Esquete, Performer, Dramaturgia, Melhor Uso do Espaço, Prêmio Especial do Júri, Melhor Esquete Júri Popular, Melhor Produção e Direção.

“A ideia é que as propostas sejam adaptáveis, versáteis, ágeis, dinâmicas e ocupem espaços alternativos da Casa de Cultura. Queremos explorar corredores, salas, jardim e o que mais for possível dentro da criatividade dos proponentes. A plateia do festival terá formato itinerante e se deslocará para cada novo local de apresentação dentro da Casa, por meio de caminhos para os espectadores percorrerem enquanto assistem as esquetes”, explica Ana de David, produtora do 1° FEED.

Serão selecionadas doze esquetes e suas respectivas propostas de montagem para receber incentivo financeiro e realizar seu projeto. O objetivo é selecionar trabalhos em uma dinâmica interativa e acessível ao público, e valorizar novas concepções com temáticas sobre diversidade, com conteúdos que vão da comédia ao drama e de linguagens variadas. Segundo a produtora Danuta Zaghetto, o 1° FEED visa, ainda, o intercâmbio de novos artistas e a relação com o atual hibridismo das artes e o dinamismo das redes sociais.

“A ideia das apresentações serem curtas, de no máximo 15 minutos, também está relacionada com a agilidade das redes sociais, com esse conteúdo compacto e onde você é capaz de ver coisas completamente diferentes em um curto espaço de tempo. Por isso, também queremos temáticas e conteúdos diversos como o infantil, adulto, teatro, música, circo, dança e híbridas. Também procuramos textos, dramaturgias, roteiros, metodologias, composições e estruturas narrativas inéditas de todo estado do Rio Grande do Sul”, pontua Zaghetto.

 

Inscrições e live sobre o edital

Produzido pela produtora Polvo Cultural, o 1° FEED nasce da união de diversos artistas que pretendem proporcionar ferramentas para experimentação e realização de trabalhos artísticos. As inscrições gratuitas estarão abertas a partir das 9 horas do dia 1° de julho de 2023, até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 31 de julho de 2023 e deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

Durante o evento, também ocorrem duas oficinas de criação e uma roda de conversa sobre produção e linguagens cênicas. As atividades são gratuitas e as inscrições serão divulgadas mais próximas ao evento.

No dia 14 de julho, acontece uma live para esclarecer todas as dúvidas sobre o edital e orientar os participantes e interessados. O 1° FEED é realizado através do incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) das Artes de Espetáculo. Para acessar o edital e obter mais informações acesse o link: https://linktr.ee/Polvoculturalrs.

 

Sobre a Polvo Cultural

Surgiu em 2020 como produtora independente, realizando espetáculos e gestando projetos culturais. Nesse ano de 2023 inaugura sua sede, que além de ser um espaço criativo e pulsante de arte e cultura, promove o encontro com a noite porto-alegrense. Ocupando uma das casinhas coloridas e tombadas pelo patrimônio histórico e cultural da cidade de Porto Alegre, a Travessa dos Venezianos promete ficar ainda mais colorida e cultural com esse projeto. A proposta do espaço é ser um bar artístico e etílico, um lugar de encontro que possa unir boa cerveja, cultura e afeto. O espaço contará com uma programação cultural com peças teatrais, performances, pocket shows, eventos, cursos e oficinas, espaço de coworking durante o dia e a noite um bar aberto para a troca de experiências. A Polvo Cultural é gerenciada por Danuta Zaghetto, Jordan Maia, Matheus Wathier e Virginia Cigolini, ambos artistas e produtores que vislumbram um espaço de convívio e diálogos artísticos.

Foto: Solange Brum

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.